Geraldo Cantarino lançou, na semana passada, em Niterói, Geisel em Londres. Resultado de pesquisas em arquivos brasileiros e britânicos, com prefácio da jornalista inglesa Jan Rocha, a obra revela os bastidores da polêmica visita de Geisel, em 1976.

Essa visita representou um marco nas relações diplomáticas entre Brasil e Reino Unido. Foi a primeira viagem oficial de um presidente brasileiro em exercício àquele país, realizada, protocolarmente, em retribuição à visita da rainha Elizabeth II ao Brasil, no conturbado ano de 1968. E foi alvo de duras críticas e protestos contra a brutalidade do regime militar brasileiro, na época já vigente havia 12 anos.

Porém, havia muito mais em jogo. O intervalo de quase oito anos entre as duas visitas abrange dois momentos cruciais e simultâneos da ditadura brasileira: o chamado “milagre econômico” e os “anos de chumbo”.

Formado na UFF, Cantarino tem mestrado em Documentário para Televisão pelo Goldsmiths College de Londres. Começou como produtor do Globo Ciência, foi repórter da Band em Brasília, roteirista e apresentador de programas da Multirio, e participou da criação do canal Futura. Na Inglaterra, atuou como jornalista freelancer, fotógrafo e tradutor. É autor de quatro livros publicados pela Mauad X.

0 0 votes
Article Rating
Subscribe
Notify of
guest
0 Comentários
Inline Feedbacks
View all comments