Abílio Guerra

    Abílio Guerra é formado em Arquitetura pela Faculdade de Arquitetura e Urbanismo da Pontifícia Universidade Católica de Campinas (FAU/Puccamp), em 1982, e em História, pela Universidade de Campinas (Unicamp), em 1990. Começou sua experiência editorial na revista Óculum, formada por um grupo de arquitetos recém-formados da Puccamp.
    Lançada em 1985 e relançada em 1992, a revista pode ser dividida em dois momentos: o primeiro, dedicado à crítica e à história da Arquitetura brasileira e internacional; e o segundo, para a discussão dos pressupostos do Urbanismo contemporâneo, que resultou na vinda ao Brasil dos arquitetos Christian de Portzamparc (francês) e do Jo Coenen (holandês).
    Atua também como professor da FAU/Puccamp, desde 1987. Tem vários livros publicados, entre eles: Arquitetura Brasileira ? Viver na Floresta (Instituto Tomie Ohtake, 2010); Rino Levi ? Arquitetura e cidade, com Renato Anelli e Nelson Kon (Romano Guerra, 2001), e Grupo Arquitetura Nova, com Ana Paula Koury (Romano Guerra, 2003). Participa ainda do portal Vitruvius.
    Última atualização: Setembro de 2011
    Fonte: