Acari Amorim

    Acari Amorim nasceu em 15 de julho de 1951, em Blumenau, SC. Em 1972, concluiu o curso de Letras na Universidade de Blumenau e, em 1978, o de Jornalismo pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul, em Porto Alegre, RS. 

    Começou a carreira em março de 1971, como repórter do Jornal de Santa Catarina, em Blumenau. Depois de três meses passou a editor do Segundo Caderno, e, em seguida, a editor dos cadernos de Geral e de Economia. Em 1974, foi para Porto Alegre, RS, onde fez reportagens para o Coojornal (Cooperativa dos Jornalistas de Porto Alegre). Em 1976, assumiu a editoria de Economia do Zero Hora, da RBS ? Rede Brasil Sul, em Porto Alegre.

     
    Em 1979, foi trabalhar no Rio de Janeiro. Começou como repórter de Economia de O Globo. Depois, assumiu a chefia de reportagem e foi editor-executivo de Economia do jornal. Entre 1980 e 1981, foi repórter especial de Economia da revista Veja, no Rio de Janeiro. Depois, retornou para O Globo como chefe de reportagem e editor de Economia.

    Em maio de 1986, integrou a primeira equipe de editores no lançamento do jornal Diário Catarinense, da RBS, em Florianópolis, SC. Em 1989, criou a editora e a revista Expressão. Em 1994, criou a Editora Empreendedor, com escritórios em São Paulo, SP, e Florianópolis, SC, que edita seis publicações de circulação nacional: Empreendedor, Empreendedor Rural, Revista do Varejo, Franquias, Automação e Cartaz (Cultura e Arte).

     
    Escreveu livros de economia e negócios (Bolsa de Valores, Energia no Brasil) e perfis de empresas. É dono de uma vinícola em São Joaquim, na serra de Santa Catarina. 
     
     
     

    Atualizado em Abril/2012 – Portal dos Jornalistas

     
    Extraído do livro Jornalistas Brasileiros – Quem é Quem no Jornalismo de Economia (Mega Brasil/Call Comunicações, 2005).