APOIO

PUBLICIDADE

Odebrecht
$('#fade').cycle();
6160

Home >> Perfil

Admilson Resende

Admilson Resende

Editor do Portal dos Jornalistas para Minas e Brasília, é sócio-diretor da Zoom Comunicação, com vasta experiência em Assessoria de Imprensa. Tem passagens pelos jornais Hoje em Dia, O Tempo e Jornal do Barreiro. Foi diretor da Mais Comunicação e Assessor de Imprensa da Link Comunicação Empresarial.

Admilson Rogério Resende Aguiar nasceu em Bonfim (MG), em 1º de abril de 1970. Mudou com a família para a capital mineira, quando ainda era criança. Estudou Comunicação Social, com ênfase em Jornalismo, na Faculdade de Filosofia, Ciências e Letras de Belo Horizonte (Fafi-BH/MG), atual Uni-BH, e cursou MBA em Marketing na Fundação Getúlio Vargas (FGV/IBS).

Iniciou a carreira profissional como estagiário na Assessoria de Imprensa da Secretaria Municipal de Desenvolvimento Social de Belo Horizonte (SMDS). Paralelamente, também foi estagiário e colaborador no Jornal do Barreiro, publicação mensal de distribuição gratuita.

Produziu uma monografia sobre a informatização do mercado editorial mineiro, que serviu de base para o livro que lançaria sobre a temática. Assim surgiu o primeiro livro sobre o processo de informatização da imprensa mineira, com ênfase nos jornais Estado de Minas, Hoje em Dia, Diário do Comércio, citando ainda a realidade dos jornais do interior de Minas.

No processo de produção, teve a oportunidade de entrevistar diversos jornalistas, conhecer a realidade e problemas vividos por eles e a realidade do mercado na época. Dedicou um capítulo inteiro ao processo de informatização dos jornais no interior de Minas, com informações e entrevistas realizadas através de cartas. Com isso, conheceu a difícil realidade de se fazer um jornal no interior. Para Admilson o trabalho foi uma oportunidade "de grande aprendizado e crescimento".

Após a formatura, começou a trabalhar como como repórter no jornal Hoje em Dia, onde passou pelos cadernos Classificados e Minas (cidades).

Em novembro de 1996, passou a fazer parte da equipe de reportagem que lançou o jornal O Tempo, que começou a circular naquela época. Durante os quatro anos em que permaneceu no jornal, foi repórter de Economia focado em Negócios e, posteriormente, passou a integrar a equipe do caderno de Cidades, onde, além de cobrir assuntos referentes à Região Metropolitana de Belo Horizonte, trabalhou, pelo menos um ano, como repórter especializado em Educação. Nessa época, teve a oportunidade de viajar por diversas capitais, cobrindo eventos de educação e entrevistando especialistas da área.

Entre julho de 2000 e setembro de 2005, foi assessor de Imprensa na Link Comunicação Empresarial, atendendo clientes como Banco Bonsucesso, Banco Mercantil do Brasil, Unimed BH, Hospital Lifecenter, Hospital Vera Cruz, BH Shopping e Diamond Mall, UNA Universidade, Associação Brasileira da Indústria de Panificação e Confeitaria (Abip), Arco Engenharia, San Diego Flat, microcervejaria Krug Bier, Maria de Lourdes Botequim, boate NaSala, Haus München, Albano’s, Betim Shopping , Câmara do Mercado Imobiliário e Buffet Célia Soutto Mayor, entre outros.

Em outubro de 2005, assumiu a direção da Mais Notícia Comunicação, empresa de comunicação que integra o grupo Link Comunicação Corporativa, onde permaneceu até fevereiro de 2009. Ao deixar a empresa tinha conquistado uma carteira de mais de 40 clientes.

Em março de 2009, fundou, juntamente com o seu sócio Nelson Silva, a Zoom Comunicação Empresarial, assessoria de Imprensa formada por profissionais experientes em sugerir matérias para jornalistas, escrever textos com informações de interesse público e auxiliar em planejamento de comunicação integrada.

Em 2012, com três anos de mercado, a Zoom Comunicação atende mais de 50 clientes e atua nas áreas de Assessoria de Imprensa, redes sociais, clipping, produção editorial, monitoramento de internet, análise setorial, media training, comunicação interna e relações públicas. Em 2011, a empresa conquistou o Prêmio Especial Primeira Linha (concedido pelo Jornal Primeira Linha) pela sua atuação de Destaque em Assessoria de Imprensa no Mercado Mineiro.

Admilson, que completa 13 anos, em 2012, de atuação na área de Assessoria de Imprensa, percebeu a dificuldade de encontrar profissionais qualificados para desempenhar essa função no mercado. Com isso, lançou o Curso Prático de Assessoria de Imprensa, um projeto elaborado ao longo de 14 meses e que formou mais de oito turmas.

A proposta do curso é pioneira no mercado por garantir a qualificação profissional de estudantes de comunicação e, também, profissionais já graduados, como jornalistas e profissionais de relações públicas, para uma atuação eficiente e com resultados no relacionamento entre mercado e imprensa.

Lançou em agosto de 2012, o Curso Prático de Redes Sociais, com o objetivo de suprir a demanda do mercado pela comunicação digital, em decorrência da ausência de profissionais qualificados para lidar com estratégias e metas, para a assegurar a presença eficaz de empresas nas redes sociais.

Participa, desde 2001, dos Congressos Nacionais de Comunicação Empresarial e de Comunicação em Serviço Público, mantendo seus projetos atualizados com a evolução e expectativas do mercado.

Como repórter, participou de diversas coberturas de destaque: cobriu eleições municipais e presidenciais; participou da cobertura do encontro dos ministros da Área de Livre Comércio das Américas (Alca) em Belo Horizonte, em 1997; acompanhou diversas batidas policiais em aglomerados na Região Metropolitana de Belo Horizonte; e foi um dos primeiros jornalistas a chegar no Palácio das Artes, quando aconteceu o incêndio que atingiu o grande teatro, em 1997.

Dentre os trabalhos marcantes, destaca em especial a cobertura da primeira e histórica paralisação organizada por policiais militares de Minas Gerais, em junho de 1997, que resultou em confronto e morte do cabo Valério. Era o único jornalista que estava presente no 5º Batalhão da PM, quando os policiais resolveram fazer a passeata. Durante o trajeto, os policiais foram saudados por chuva de papel picado atirados do alto dos prédios e aplaudidos pelas pessoas na calçada, que apoiavam o movimento. Ele acompanhou o movimento do início ao fim. Foi uma cobertura emocionante e que rendeu um caderno inteiro no jornal O Tempo.

Nas horas vagas, gosta de ler livros, principalmente os que abordam assuntos de Gestão, Comunicação e Literatura, curtir a família, jogar vôlei e peteca.

Desde o lançamento do Portal dos Jornalistas, em 2011, é o editor responsável pelo material produzido em Minas Gerais e Brasília.


Atualizado em 3 de setembro de 2012 - Portal dos Jornalistas/MG.
Fonte:
Informações fornecidas pelo próprio jornalista

Fiat_Institucional
Newswire
OPN Eventos
MT Viagens
Mais Premiados
Comunique-se
Doe Agora (Abrinq)