Adriana Cotias

    Adriana Cotias nasceu em 28 de junho de 1969, em São Paulo (SP). Em 2004, concluiu o Master of Business Administration (MBA) em Derivativos e Informações Econômico-Financeiras na Fundação Instituto de Administração da Faculdade de Economia, Administração e Contabilidade da Universidade de São Paulo (FIA-FEA/USP), em São Paulo.

    Começou a trabalhar como jornalista em janeiro de 1997, na função de redatora, na assessoria de imprensa da Volkswagen. Em abril daquele ano foi para O Estado de S. Paulo (SP) para ser repórter da editoria Seu Bairro. Em 1997, ganhou o prêmio Excel-Econômico de Jornalismo, na categoria Lazer, com a matéria Personagens Urbanos.

    Em junho de 1998 começou a atuar na agência InvestNews (Gazeta Mercantil Informações Eletrônicas), onde ficou até fevereiro de 2001. Primeiramente, foi repórter de Finanças & Mercados, passou à coordenação de Nacional e, em seguida, de Finanças.

    Antes do Jornalismo, de 1985 a 1996, trabalhou no mercado financeiro como assistente de controller (Renascença DTVM), passou pelo setor administrativo de fundo de renda fixa do Banco Francês e Brasileiro e foi gerente de negócios no Unibanco. Com formação em Rádio e TV, também atuou como produtora-executiva da rádio Cultura FM (programação de música clássica), de setembro de 1997 a fevereiro de 2001. Está desde 2005 no jornal Valor Econômico, onde é repórter de Economia e também participa de reportagens especiais.

    Extraído do livro Jornalistas Brasileiros – Quem é Quem no Jornalismo de Economia (Mega Brasil/Call Comunicações, 2005).