APOIO

PUBLICIDADE

Odebrecht
$('#fade').cycle();
6160

Home >> Perfil

Adriana Ferreira Silva

Adriana Ferreira Silva

Especializada em novas mídias, é editora digital e de Cultura da revista Marie Claire. Trabalhou mais de 12 anos na Folha de S.Paulo e ganhou destaque quando colaborou na reestruturação do site da Veja São Paulo. Foi correspondente em Paris de Marie Claire e editora da Vogue Brasil.

Adriana Ferreira Silva nasceu em São Paulo (SP). Formou-se em Jornalismo pela Faculdade Cásper Líbero em 1998. Fez mestrado em Novas Mídias (Arte Digital, Web Art, Performance Multimídia, Live-Image e Live-Cinema) no Senac São Paulo, em 2006.
 
Trabalhou nos extintos jornais Gazeta Mercantil (SP) e Nexo (SP), da União Nacional dos Estudantes (UNE), antes de começar na Folha de S.Paulo, onde ficou mais de 12 anos. Entrou no jornal em abril do ano 2000. Foi editora do Guia da Folha, entre 2007 e 2011, participou da concepção e edição do caderno especial O Melhor de São Paulo: Restaurantes e Bares, de 2009 a 2011, e de outros projetos do Núcleo de Revistas, como os suplementos dedicados à Mostra Internacional de Cinema de São Paulo de 2007 a 2010, ao Carnaval de Salvador de 2009 a 2011, à Virada Cultural de 2007 a 2011, e ao Festival de Inverno de Campos do Jordão de 2007 a 2009. Também escreveu perfis para a revista Serafina e fez reportagens para a Revista da Folha, entre elas, a cobertura dos atentados ao World Trade Center de Onze de Setembro de 2001.
 
Ainda na Folha, foi repórter do caderno Ilustrada, entre 2005 e 2007, período em que escreveu sobre arte digital, música e nightlife, além de participar de coberturas e/ou críticas de festivais nacionais e internacionais, como o Pitchfork Music Festival de Chicago (EUA), e o Le Printemps de Bourges (França). Atuou como editora-assistente do Ilustrada de junho de 2011 a setembro de 2012, responsável pela pauta, chefia de reportagem e coedição do caderno.
 
Em setembro de 2012 transferiu-se para o Grupo Abril. Foi uma das editoras responsáveis pela reestruturação do site de Veja São Paulo (SP), coordenando as áreas de Gastronomia, Cultura, Bem-Estar, Moda e Beleza, entre outras, além de participar de coberturas de manifestações, grandes eventos e festivais. Também editou e fez reportagens na versão impressa da revista semanal e para projetos especiais, como a versão para tablets do encarte Casa Cor 2014. Em paralelo, apresentou o quadro diário Veja São Paulo Recomenda, no programa CBN São Paulo, na rádio CBN (SP), espaço para dicas de Entretenimento e Gastronomia.
 
Foi uma das vencedoras do Prêmio Abril de Jornalismo, em equipe, como Melhor Site dos anos 2012 e 2013.
 
Em 23 de junho de 2014 partiu para Paris (França) para um período de estudos na Universidade Paris-Sorbonne. Em setembro, tornou-se colunista correspondente da revista mensal Marie Claire (SP), da Editora Globo. No período, também colaborou com os jornais Folha de S.Paulo (SP) e Valor Econômico (SP), para as revistas Veja Luxo (SP) e Veja São Paulo e para o portal de notícias UOL (SP), entre outras publicações impressas e digitais.
 
Voltou a São Paulo para assumir o cargo de editora da revista Vogue Brasil (SP) em julho de 2016, atuando na edição e reportagem da revista e na coordenação e edição de especiais, como as revistas Vogue/H.Stern e Vogue/Abicalçados. Em fevereiro de 2017 tornou-se editora digital e de Cultura de Marie Claire, com as missões de fazer a integração entre as plataformas impressa e digital – experiência semelhante à que realizou no período em que comandou o site de Veja São Paulo – e de reformular a seção cultural da revista impressa, com um novo leiaute que destaque entrevistas, perfis, críticas e reportagens sobre Música, Literatura, Cinema, Teatro etc., de atrações nacionais e internacionais.
 
 
Atualizado em fevereiro de 2017
 
Fontes:
Informações iniciais conferidas pela jornalista

Fiat_Institucional
Newswire
OPN Eventos
MT Viagens
Mais Premiados
Comunique-se
Doe Agora (Abrinq)