Adriano Souto

    Adriano Frota Machado Souto nasceu em Belo Horizonte (MG), em 15 de novembro de 1956. Iniciou o curso de Comunicação Social com ênfase em Jornalismo na Pontifícia Universidade Católica (PUC/MG) e o completou na Faculdade de Comunicação e Turismo Hélio Alonso, no Rio de Janeiro (RJ). Em 1978, de volta à capital mineira, se formou também na Faculdade de Filosofia, Ciências e Letras de Belo Horizonte.
    Iniciou sua carreira no Jornalismo em 1978 como repórter da sucursal do jornal O Globo em Belo Horizonte, cobrindo férias durante um mês. No mesmo ano, estagiou na sucursal do jornal Folha de S.Paulo e atuou como repórter do semanário O Repórter. Foi também contato da Asa Criação de Publicidade e assessor de Imprensa e Propaganda do diretório estadual do MDB (Movimento Democrático Brasileiro) durante a campanha eleitoral de 1978 (julho a dezembro), que elegeu Tancredo Neves (1910-1985) como senador por Minas Gerais.
    Em dezembro de 1978 a novembro de 1979 foi sócio-cotista e diretor de Redação da revista mensal Montes Claros em Foco, com circulação em Belo Horizonte, Norte de Minas e Vale do Jequitinhonha. Entre março de 1980 a maio de 1981 atuou como repórter político da rádio Capital, em Brasília (DF), cobrindo o Congresso Nacional, ministérios e tribunais. De novembro de 1979 a junho de 1983 trabalhou no Correio Braziliense, em Brasília, como repórter do Caderno de Cidade (3 meses), seguido de 2 anos e meio na cobertura do Congresso Nacional e, depois, como setorista dos Ministérios do Planejamento, Fazenda, Trabalho, Agricultura, Previdência Social, Interior, Itamaraty e Indústria e Comércio, além da área bancária (Banco Central, Banco do Brasil e Caixa Econômica Federal).
    Continuou sua carreira na capital federal como editor-adjunto de Economia e de Internacional, copy-desk da editoria de Economia, secretário de Redação da Agência de Notícias dos Diários Associados (Anda), dentre outras funções. Em 1983 atuou como pauteiro da sucursal do jornal Folha de S.Paulo. Em 1984, foi repórter da sucursal de O Globo, cobrindo ministérios, e repórter político do jornal Última Hora de Brasília, cobrindo a campanha presidencial do ministro Mário Andreazza (1918-1988), seguida pela eleição de Tancredo Neves.
    Paralelamente, entre junho de 1981 a junho de 1983, atuou como redator da MPM Propaganda, escritório de Brasília. Entre os meses de fevereiro a agosto de 1984 foi repórter da assessoria de Imprensa do Comitê Eleitoral do ministro Mário Andreazza.
    De 1984 a 1987 atuou como repórter do jornal Estado de Minas, primeiro na sucursal de Brasília (cobertura do Congresso Nacional e ministérios) e, depois, transferido para a redação em Belo Horizonte, como repórter de Cidades. Entre setembro de 1985 a janeiro de 1986 foi assessor de Imprensa da Associação Cristã de Moços (ACM). Entre 1987 a 1989 foi proprietário e editor do semanário Folha da Economia, com circulação no Norte de Minas. Em 1989, assumiu a chefia de Redação do Diário de Montes Claros. Em agosto do mesmo ano, foi editor do jornal Correio Braziliense, atuando como adjunto na editoria de Economia.
    Desde 1990 atua no jornal Hoje em Dia. Sua carreira no periódico se iniciou quando era correspondente do Hoje em Dia em Montes Claros (MG), passando a editor-chefe da sucursal da cidade, onde também atuou como editor de um semanário tablóide, que foi transformado em um semanário tamanho standard e, depois, em duas páginas diárias no Caderno Minas.
    Em março de 1999 foi transferido para a redação do Hoje em Dia em Belo Horizonte, trabalhando como repórter geral do Caderno Minas e depois como repórter da editoria de Política. Cinco anos depois, passou a exercer a função de editor-adjunto da editoria de Política. Em dezembro de 2010, assumiu a função de editor de Opinião do jornal e, em novembro de 2011, passou a editar também uma página jurídica, a Direito Hoje.
    Também é colunista e edita o blog Norte de Minas, do portal HD, que tem como objetivo defender os interesses da área mineira do Polígono das Secas.
    Atualizado em Janeiro/ 2012 ? Portal dos Jornalistas/MG
    Fonte:
    Informações fornecidas pelo próprio jornalista.