APOIO

PUBLICIDADE

Odebrecht
$('#fade').cycle();
6160

Home >> Perfil

Agostinho Vieira

Agostinho Vieira

Foi Diretor de jornal e rádios das Organizações Globo, também blogueiro e colunista em assuntos de meio ambiente. Comanda o projeto '#Colabora'.

Agostinho Vieira tem formação em imprensa internacional pela Universidade de Navarra, da Espanha. É pós-graduado em gestão ambiental pelo Instituto Alberto Luiz Coimbra de Pós-Graduação e Pesquisa de Engenharia (Coppe/UFRJ) e em gestão de negócios pelo Insead, da França.
 
A partir de 2002 passou a diretor-executivo do jornal O Globo, da Rádio Globo e da Rádio CBN, no Rio de Janeiro. Assinou o blogue do Eco Verde, desde 2010, e foi colunista para assuntos de sustentabilidade e meio ambiente do Eco Verde, em O Globo, também desde 2010.
 
Agostinho conquistou o Prêmio Esso de Jornalismo de 1994 com a reportagem Nilo ajudou Betinho a receber doação de bicheiro. A série de reportagens, da qual participaram os jornalistas Elenilce Bottari e Edgard Arruda, provocou um apaixonado debate sobre a necessidade de os gestos humanitários se circunscreverem aos limites da ética ao revelarem que o sociólogo Herbert de Souza, o Betinho, e o então Secretário de Polícia Civil, Nilo Batista, haviam intermediado uma doação de bicheiros para a ABIA - Associação Brasileira Interdisciplinar de AIDS.
 
Em 1998 ele também ganhou o prêmio da Society of Newspaper Design.
 
Em janeiro de 2015 Agostinho deixou o Infoglobo - empresa que administra os meios de comunicação do Grupo Globo. Na época trabalhava na editoria de Meio Ambiente. 
 

Em novembro de 2015 lançou o projeto #Colabora, cujo tema central é a economia colaborativa. A data do lançamento foi escolhida pela proximidade com o início da Conferência do Clima, em Paris. Presente na web em várias plataformas – facebook, twitter, linkedin, youtube –, o projeto sem fins lucrativos e sem vinculação partidária, é mantido por patrocínios como o da Coca-Cola e de contribuições avulsas por meio do site de crowdfunding benfeitoria.com.

Estarão em pauta a sustentabilidade em seu sentido mais amplo, aquecimento global, saneamento, energia, água, biodiversidade, florestas. Temas como a inclusão social, questões da vida nas grandes cidades, como mobilidade urbana, e até comportamento, com iniciativas que mudam a forma de conviver e consumir, também estarão propostos.

 

 

Atualizado em novembro/2015 - Portal dos Jornalistas 

Fontes:

Jornalistas&Cia – Edição 1024

http://projetocolabora.com/

https://www.linkedin.com/pub/agostinho-vieira/48/3b7/a37

Informações iniciais fornecidas pelo próprio jornalista.
 

Fiat_Institucional
Newswire
OPN Eventos
MT Viagens
Mais Premiados
Comunique-se
Doe Agora (Abrinq)