Aílton Magioli

    Aílton de Souza Magioli nasceu em Chiador, na Zona da Mata mineira,em 21 de abril de 1956. Com 17anos, mudou-se para Juiz de Fora, onde se graduou em jornalismo na UniversidadeFederal de Juiz de Fora.

    Iniciou sua carreira aindaestudante, quando passou em um teste para uma vaga na revisão do Diário Mercantil, publicação local dos Díarios Associados. Lá ele descobriu o jornalismo e teve a oportunidade deaprender e trabalhar com um supervisor de uma experiência incrível na áreajornalística, aprendizado que, posteriormente, o ajudou a escrever diversasreportagens para a editoria de polícia do Diário da Tarde de Juiz de Fora.

    Já formado, em 1985, foitrabalhar como repórter de cultura do jornal Tribuna de Minas. Três anos depoisrecebeu um convite de um ex editor de um jornal de Juiz de Fora para serrepórter de cidades do jornal Diário de Petrópolis, Rio de Janeiro. Ele eraresponsável por escrever matérias relacionadas à cidade de Petrópolis.

    Em 1984, retorna para Juiz deFora onde permanece por um ano no Correio da Mata como repórter da editora deGerais.

    No início de 1987, retorna para oJornal Tribuna de Minas como repórter de cultura e, no mesmo ano, étransferido, junto com outros cinco repórteres, para a recém inauguradasucursal do jornal em Belo Horizonte.

    Dois anos depois, a sucursal éfechada e Aílton passa a trabalhar como repórter de cultura para o JornalDiário da Tarde, onde permanece até 1991. Nessa época ele conciliava trabalhoscomo repórter substituto no Jornal Estado de Minas, na Guarani FM, como redatorde cultura, além de trabalhos esporádicos como Assessor de Comunicação.

    Em 1994, o Jornal O Tempo écriado e convida o jornalista para ser pauteiro do caderno de cultura, cargoque ocupou por sete anos quando, então, foi convidado para ser repórter decultura no jornal Estado de Minas, onde permanece até hoje.

    Aílton já participou de grandescoberturas na área da cultura, além de cobrir algumas eleições,  tendo a oportunidade de, em uma delas,entrevistar o ex presidente do Brasil, Luiz Inácio Lula da Silva.


    Atualizado em outubro/ 2012 – Portal dosJornalistas

    Fonte: Informações fornecidas pelopróprio jornalista.