APOIO

PUBLICIDADE

Odebrecht
$('#fade').cycle();
6160

Home >> Perfil

Alceu Castilho

Alceu Castilho

Jornalista cinco vezes premiado, criador da Agência Repórter Social, lançou o livro 'Globalização, Novas fronteiras" e é autor do livro 'Partido da Terra - como os políticos conquistam o território brasileiro'. É freelancer.

Alceu Castilho formou-se em Jornalismo pela ECA, Escola de Comunicação e Arte, USP/SP, em 1994. Foi repórter do Estadão nos cadernos de Turismo, Seu Bairro, ZAP! e Cidades entre 1994 e 2001. 

Também trabalhou para a revista IstoÉ Dinheiro (repórter de economia e negócios) e para a agência Reuters (editor de geral), em São Paulo. Durante dois anos (2005-07), foi correspondente da Associação Paulista de Jornais (APJ), em Brasília.

De 2003 a 2010, trabalhou como editor-executivo da Agência Repórter Social, da qual foi fundador. Reportagens do site e agência de notícias foram publicadas em diversos veículos, como Estadão, Reuters, Diário Popular, Revista do Brasil, Educação, Língua e Foco.

Ganhou título de Jornalista Amigo da Criança, oferecido pela Agência de Notícia dos Direitos da Infância (2007), e os prêmios Vladimir Herzog (2004), Andifes (2007), Direitos Humanos de Jornalismo (2004) e Fiat Allis de Jornalismo Econômico (1999). 

Foi finalista do Prêmio Esso de 2007, com a reportagem Câmara bilionária, produzido para a Associação Paulista de Jornais. No ano de 2009 lançou o livro Globalização – Novas fronteiras, pela Editora Salesiana.

Desde janeiro de 2010 é jornalista freelancer, especializado na produção e edição de textos para jornais, revistas, sites e outras publicações.

Alceu é autor do livro Partido da Terra - como os políticos conquistam o território brasileiro (Editora Contexto, 2012). Além de estudante de Geografia na USP, destaca outras áreas de interesse como literatura (em especial, latino-americana) e cinema (brasileiro e italiano, e em geografia (política, urbana e agrária), história, educação e lingüística.

 

 

Atualizado em maio/2014 - Portal dos Jornalistas

 

Fiat_Institucional
Newswire
OPN Eventos
MT Viagens
Mais Premiados
Comunique-se
Doe Agora (Abrinq)