APOIO

PUBLICIDADE

Odebrecht
$('#fade').cycle();
6160

Home >> Perfil

Aldo Quiroga

Aldo Quiroga

Apresentador do programa Matéria de Capa e âncora do Guia do Dia, na TV Cultura, implantou a videorreportagem na emissora e produziu alguns documentários, que foram premiados.

Aldo Quiroga nasceu em 1º de janeiro de 1974. Formou-se em Jornalismo pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (PUC/SP). 
 
Trabalhando sempre na TV Cultura, foi repórter, video-repórter e apresentador do programa Matéria de Capa, aos domingos. Também já apresentou o Jornal da Cultura, junto com Michelle Dufour.  
 
Foi responsável pelo desenvolvimento da vídeorreportagem em 1996, na TV Cultura, e, assim, flagrou acontecimentos que marcaram o País, como a reintegração de posse na Zona Leste de São Paulo, num terreno da Companhia de Desenvolvimento Habitacional e Urbano (Cdhu), que resultou na morte de três sem-teto, Crispim José da Silva, Geraci Reis de Moraes e Jurandir da Silva.
 
Sempre ligado às questões sociais, realizou o documentário Uma chance para a Infância, em 1997, sobre a Marcha Global Contra o Trabalho Infantil. Também participou como videorrepórter e editor-assistente do documentário Colombianos, dirigido pelo jornalista Ricardo Soares e editado por Ernesto Rodrigues, sobre a vida num país em guerra, a Colômbia. Em 2005 realizou uma série de reportagens sobre a situação da infância no semi-árido baiano, pela qual foi indicado para o Grande Prêmio Ayrton Senna de Jornalismo.
 
Em abril de 2013,  passou a ancorar o programa jornalístico matinal Guia do Dia, transmitido pela TV Cultura, dividindo a bancada com Cadu Cortez e Adriana Cimino.
 
É professor do Departamento de Jornalismo da PUC/SP.
 
Ganhou a menção honrosa do Prêmio Vladimir Herzog de Anistia e Direitos Humanos 2008, pela matéria Luta na Terra de Makunaíma, com Luiz Carlos Azenha. A mesma reportagem foi finalista do Prêmio Esso de Telejornalismo, também em 2008. 
 
 
Atualizado em março/2013 - Portal dos Jornalistas.
Fonte:
Jornalistas&Cia 890
 

Fiat_Institucional
Newswire
OPN Eventos
MT Viagens
Mais Premiados
Comunique-se
Doe Agora (Abrinq)