APOIO

PUBLICIDADE

Veiculação Prêmio CNHI WEBER SHANDWICK Odebrecht
$('#fade').cycle();
6160

Home >> Perfil

Alessandra Porro

Alessandra Porro

Sempre interessada pelas artes culinárias, fez estudos nessa área, foi editora da revista de bordo “TAM nas Nuvens” até abrir o restaurante Casa Cury. Três livros lançados e uma ficção a caminho.

Alessandra Porro é formada em 1993, em Jornalismo pela Faculdade Cásper Líbero/SP, foi aluna, tutora e professora-assistente do curso Operatore Della Ristorazione da escola Fomal, em Bolonha, Itália. Criou o curso Comida & Ficção, ministrado na Oficina de Escrita Criativa.

Na Editora Abril foi repórter especial e editora na revista Contigo! De 2001 a 2004. Escreveu ainda para as revistas Claudia, Marie Claire e Nova, entre outras.

Foi editora-assistente no Jornal da Tarde de 2004 a 2006. Nesses 2 anos fez pauta, reportagem e fechamento do caderno Variedades e a edição do bloco sobre televisão da revista JT Domingo.

Lançou em 2008 o blog Gourmundrungos que se apresenta como “Comida, comida e mais comida” e pode ser definido como um dos seus títulos: “Ficção al dente, para quem gosta de ler, escrever e comer”.

Fez carreira como produtora, repórter e editora em várias redações. Depois de editora na TV Globo, foi para a TV Record, onde ficou de setembro de 2009 a dezembro de 2011, como editora de textos no Jornal da Record.

Passou pela Editora Símbolo, além do jornal Gazeta Mercantil.

Na área institucional, foi gerente de comunicação do Comitê Brasileiro para o Ano Internacional do Voluntariado e colaboradora da agência Conteúdo Assessoria de Comunicação, de São Paulo.

É autora do livro Guia para a sobrevivência do homem na cozinha, que além de receitas dá dicas imprescindíveis para uma boa perfomance como a organização de uma despensa básica e uma lista de utensílios, panelas e eletrodomésticos que não podem faltar na casa e recomenda menus específicos para algumas situações do cotidiano.

É também coautora de A inteligência hormonal da mulher e de Os bastidores da televisão brasileira.

Em 2013 trabalha em sua primeira obra de ficção, um romance policial que tem restaurantes, como cenário e cozinheiros, como personagens.

De janeiro de 2012 até maio de 2013 foi editora na revista de bordo TAM Nas Nuvens, da editora New Content, mês em que se tornou proprietária de restaurante. Abriu a Casa Cury.

 

 

Atualizado em maio/2013 – Portal dos Jornalistas

Fontes:

Blog Gourmundrungos: http://alessandra-porro.blogspot.com

http://br.linkedin.com/pub/alessandra-porro/25/b68/513

http://alessandra-porro.blogspot.com.br/2010/12/ficcao-al-dente-para-quem-gosta-de-ler.html

Fiat_Institucional
Arama
Curso para Jornalistas
Newswire
OPN Eventos
MT Viagens
Mais Premiados
Comunique-se
Doe Agora (Abrinq)