APOIO

PUBLICIDADE

Veiculação Prêmio CNHI WEBER SHANDWICK Odebrecht
$('#fade').cycle();
6160

Home >> Perfil

Alessandro Abate

Alessandro Abate

Fez carreira em Esportes e tem ampla experiência na área. Ganhou, em 2005, o prêmio Lance! de Jornalismo, com O Segredo dos Artilheiros. Editor do Lance! desde 2007, responde pelo blog Paulistas e colabora com o site MuCo – Museu da Corrupção.

Alessandro Abate nasceu em 20 de julho de 1980, em São Paulo (SP). Graduou-se em Jornalismo pela Universidade Anhembi Morumbi, em 2007. Também cursou Direito na Universidade Paulista.
 
Cresceu jogando futsal no Palmeiras. Trabalha no jornal Lance! (SP) desde julho de 2004. Assumiu o posto de editor da publicação, em 2007, quando foi responsável pela produção do Guia do Paulistão.
 
Está envolvido com a profissão desde o Ensino Médio. No colégio, atuou como editor do jornal da Instituição. Em 1996, começou a acompanhar seu pai (que era editor de arte) no Jornal da Tarde (SP).
 
Em 2000, Alessandro trabalhou como diagramador temporário do jornal Gazeta Esportiva (SP), e foi sub-editor da revista oficial da Confederação Brasileira de Tênis. Em 2002, mudou-se para o Rio de Janeiro, onde atuou na editoria de Arte do Jornal do Brasil (RJ), além de assinar matérias como colaborador. No mesmo ano, retornou a São Paulo como e freelancer do jornal Lance! (SP), na equipe responsável pela Mini Enciclopédia de Bolso do Futebol, até ser contratado como estagiário da editoria de Arte, em 2004.
 
A partir daí, passou pelo Lancenet! e TV Lance! (SP). Assumiu o posto de editor, em 2007, sendo responsável pela produção dos Guias do Paulistão e da Libertadores. Participou, como comentarista convidado, de jogos do Brasileirão pelas rádios Globo (SP) e CBN (SP). É comentarista frequente no canal BandSports, e participa do programa Esportvisão, da TV Brasil, além de apresentar o programa Nó Tático, na TV Lance!. Na internet, edita o blog Paulistas, no site do Lance!, onde expressa sua opinião sobre o dia a dia do futebol paulista, e interage com os leitores.
 
Foi um dos editores designados para o lançamento do jornal popular Mais, do Grupo Lance!, em 2010, tendo participado da montagem da equipe e do conteúdo de esportes da publicação. Retornou à redação do Lance!,  como editor dos núcleos Corinthians e Santos.
 
Ganhou, em 2005, o prêmio Lance! de Jornalismo com a matéria O Segredo dos Artilheiros.
 
Seu Trabalho de Conclusão de Curso foi a produção do documentário Futebol de várzea: o romantismo das margens. O vídeo, que fala do papel social do futebol de várzea, em São Paulo, foi exibido na TV Lance!, TV Cultura (SP) e em uma mostra no Serviço Social do Comércio (Sesc) de Piracicaba.  Já ministrou palestras sobre Jornalismo Esportivo em escolas do ensino médio, e sobre Novas Mídias, no São Paulo Fashion Week, em 2008, e em universidades como Mackenzie, USP e Anhembi Morumbi.
 
Colabora com o site MuCo – Museu da Corrupção, do Diário do Comércio (SP),  vencedor do Prêmio Esso de Melhor Contribuição À Imprensa de 2009. Também ministra palestras sobre jornalismo (esportivo ou não) em universidades, falando, entre outros assuntos, sobre o uso da multimídia. Acredita que, dentro da faculdade de Jornalismo, “os alunos aprendem a mexer nas diversas mídias, e a função da vida acadêmica é preparar bem este futuro profissional”.


Última atualização: 09/2011
Fontes:
Depoimento pessoal


Fiat_Institucional
Arama
Curso para Jornalistas
Newswire
OPN Eventos
MT Viagens
Mais Premiados
Comunique-se
Doe Agora (Abrinq)