APOIO

PUBLICIDADE

Odebrecht
$('#fade').cycle();
6160

Home >> Perfil

Alessandro Giannini

Alessandro Giannini

Jornalista e crítico de cinema especializado em entretenimento e cultura em geral, com passagens pelo Estadão, JT e revistas Veja, ISTOÉ Gente e Carta Capital, entre outras. Desde 2008 é editor de cinema e entretenimento do site UOL.

Alessandro Giannini nasceu em São Paulo no dia 5 de junho de 1967. Formado em Jornalismo pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (PUC/SP), iniciou a carreira em 1987, na cidade de Milão (Itália), como estagiário da revista mensal italiana AutoCapital, da Rizzoli Editori, especializada em automóveis e estilo.

Em 1988, de volta ao Brasil, atuou como repórter de cinema do Jornal da Tarde (SP) e, em dez anos no veículo, se especializou na função de crítico de cinema.

A partir dessa época e por cerca de duas décadas foi colaborador de diversas publicações da área de Entretenimento e Cultura em geral, entre as quais, as revistas Brasileiros, CartaCapital, Crisis, Vogue Homem, Playboy, Set, Sinopse, e para os jornais O Estado de S. Paulo, Gazeta Mercantil (versão online) e o Guia da Folha.

Entre 2002 e 2006 retornou ao JT, onde foi crítico de cinema e acumulou a função de tradutor de inglês, francês e italiano no núcleo de captação internacional de O Estado de S.Paulo. Nos dois anos seguintes trabalhou como repórter, crítico e editor da seção cinema da revista Set, na época editada pela Editora Peixes, para a qual também colaborou com outras publicações.

Desde 2008 é editor de cinema e cultura do Uol, um dos maiores portais da internet brasileira. Nesse período lançou o blog Autoresdecinema e desde então atua como editor e comentarista.

Ainda atua, há cerca de dez anos, como jurado do Prêmio Associação Paulista dos Críticos de Arte (APCA).

Vale destacar que desde 1992 trabalhou em diversas coberturas internacionais, entre elas, o Festival de Jazz Latino de 1992, em Orangestaad, Aruba; o Sundance Film Festival de 1996, em Park City, EUA; as 53ª e 54ª Mostras Internacionais de Arte Cinematográfica em Veneza, Itália; e nas edições de 2004, 2009, 2010 e 2011 do Internationale Filmfestspiele de Berlim, Alemanha.



Atualizado em abril/2012 - Portal dos Jornalistas.
Fontes:
http://cinema.uol.com.br/ultnot/2011/12/15/convidados-do-uol-elegem-os-melhores-filmes-de-2011.jhtm, acessado em abril /2012,
http://www.autoresdecinema.com.br/blog/?cat=48, acessado em abril /2012,
http://www.apca.org.br/lista_premiados2002.htm, acessado em abril /2012,
http://www.cenacine.com.br/?p=1600, acessado em abril /2012.

Fiat_Institucional
Newswire
OPN Eventos
MT Viagens
Mais Premiados
Comunique-se
Doe Agora (Abrinq)