Alessandro Mancio de Camargo

    Alessandro Mancio de Camargo nasceu São Paulo (SP), faz aniversário no dia 16 de setembro. É Graduação em Curso de Comunicação Social – Jornalismo pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo / PUC-SP, desde 1993. Fez especialização em Jornalismo Científico pela Universidade Estadual de Campinas/ Campinas/SP. Concluiu em 2012 mestrado Comunicação e Semiótica (Conceito CAPES 5) pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo, PUC/SP. Antes, 2010, fez o curso de extensão universitária em Estratégias metodológicas, Pesquisa e Educação – EAD pela Fundação Getulio Vargas, FGV/SP.

    No início da carreira, em 1990, trabalhou como assistente do arquivo de imagens do Centro de Documentação (CEDOC), onde foi responsável pela decupagem de parte do acervo jornalístico da TV Record.

    De 1991 a 1995 atuou como pesquisador no Departamento de pesquisa jornalística (DEDOC) da Editora Abril/SP; em 1993, acumulou a atividade com a função de repórter das revistas Claudia e Arquitetura & Construção, durante e após a participação no X Curso Abril de Jornalismo em Revistas.

    Entre 1995 e 2001, foi editor responsável pelas edições impressa e online das revistas Avicultura Industrial, Suinocultura Industrial e Cães & Gatos do grupo Gessulli/SP. A partir de 1997, passou a realizar coberturas internacionais para os veículos do grupo; entre as mais importantes estão as coberturas da International Poultry Expo (Atlanta, Geórgia/EUA) e a VIV Europe Utrecht, na Holanda em 1997.

    Em 1999 lançou a Eira com Comunicação, em Porto Feliz/SP, onde produz reportagens, edita, presta consultoria e realiza palestras nas áreas de mercadologia, de comunicação social e de mídias sociais.

    No ano 2000, venceu o II Prêmio Recicloteca de Monografias/SP e, em 2003, foi agraciado com o troféu São Paulo – Capital Mundial da Gastronomia, pela Câmara Municipal de São Paulo.

    Em 2011 é professor assistente no departamento de jornalismo científico Lato Sensu da Faculdade Anhanguera de Sorocaba/SP, e pesquisador científico, em nível de mestrado, do Programa de Estudos Pós-Graduados em Comunicação e Semiótica da PUC/SP; na entidade, desenvolve o projeto Divulgação Científica em Mídias Sociais na Internet. Um dos temas em evolução é “Como realizar a divulgação científica em mídias sociais na internet?”.

    Foi professor assistente do Módulo sobre Desenvolvimento Organizacional da Anhanguera Educacional, durante o curso MBA ‘Gestão de Pessoas’, Nível: Pós-Graduação. julho de 2011 – agosto de 2011

    Sócio proprietário da EiraCom Comunicação está há mais de 15 anos atuando no mercado do estado de São Paulo. A agência de comunicação corporativa tem como foco relações públicas, marketing e mídia.

    Entre as atividades que desenvolve como publisher estão a direção e administração das empresas: WOW! Magazine, desde 2001; Alimento Seguro, desde dezembro de 1999; e pela agência presta serviços de promoção, e consultoria em comunicação, para marcas/organizações atuantes em diversos mercados.

    A agência traz na bagagem atendimentos para Biovet, Adisseo, Alimento Seguro, Vitagri, Genetiporc, Abril, TV Record, Diário do Grande ABC, Ediagro, Poultry USA – Watt Publishing. Em eventos atendeu a CBNA, Vakbeurs Intensieve Veehouderij – VIV, AveSui, Bradesco, Euromoney Institutional Investor – ISI, Blue Tree Hotels, Stella Barros.

    Desde agosto de 2013 Alessandro é professor pós-graduação no Centro Universitário Senac – Campus Santo Amaro (CAS), SENAC/SP. Leciona: Comunicação, Criatividade e Inovação; Tecnologia Aplicada; Gestão de Pessoas e Comportamento Organizacional; Cultura e Desenvolvimento.

     

     

    Atualizado em outubro/2015 – Portal dos Jornalistas.

    Fontes:

    https://www.linkedin.com/pub/alessandro-mancio-de-camargo/8/18a/24b

    http://www.facebook.com/people/Alessandro-Mancio-de-Camargo/100001938254175 – acessado em março/2012

    http://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do?metodo=apresentar&id=K4493368E9 – acessado em março/2012,

    http://www.aviculturaindustrial.com.br/site/listaRevista.asp?tipo_tabela=anteriores – acessado em março/2012

    http://www.gessulli.com.br/Gessulli/WebSite/Intro/Default.aspx  – acessado em março/2012,

    http://www.linkedin.com/pub/alessandro-mancio-de-de-camargo/8/18a/24b – acessado em março/2012.