APOIO

PUBLICIDADE

Odebrecht
$('#fade').cycle();
6160

Home >> Perfil

Alex Francisco

Alex Francisco

Jornalista e escritor com experiência nas editorias de cultura e TV dos jornais Agora São Paulo (Grupo Folha) e Diário de Guarulhos, e também nas revistas Circuito Guarulhos, Weekend e Revista Guarulhos.

Alex Francisco concluiu o curso de Comunicação Social – Jornalismo na Universidade de Guarulhos (UNG), em 2009. Completou ainda a formação, em 2011, no curso Oficina de Roteiro para TV pela Academia Internacional de Cinema e Roteiro de Ficção em Cinema pelo Centro Universitário Belas Artes (2011).

Começou a carreira ainda estudante como repórter da iTV, de Guarulhos, em 2006.

Na sequência passou pela TV UnG – NET, onde de 2006 a 2008 foi produtor, repórter, roteirista e apresentador dos programas Espaço e Comunidade, UnG Ciência, TV Deixe Viver, Escolas em Ação e Café.com.

Autor das peças de teatro Os Deuses do Olimpo, Fashion e A Visita e do livro-reportagem Castelo – Páginas de uma Vida. É também roteirista da animação Desert e do curta-metragem À Flor da Pele e de outros projetos para o cinema e a TV. É também professor de cursos de extensão sobre assessoria de imprensa, prática jornalística e produção de roteiros para o cinema e a TV.

Foi repórter das seções culturais da Revista Weekend (semanal) e da Revista Guarulhos (mensal), da Carleto Editorial, de 2009 a 2010.

Nos cadernos Cultura, Domingo e Diversão do jornal Diário de Guarulhos e da revista Circuito Guarulhos, do Grupo DG Olho Vivo foi repórter de 2010 a 2011.

Entre 2011 e 2012 desenvolveu outras atividades paralelamente. Entrevistou Marcílio Moraes, Walcyr Carrasco, Lauro César Muniz, João Emanuel Carneiro, Miguel Falabella, Íris Abravanel, Elizabeth Jhin, entre outros para o caderno de cultura do jornal Agora São Paulo (2012).

Foi Professor de Comunicação no projeto Universidade Aberta da Terceira Idade (Uati – UnG) (2008) e, mais na frente, professor dos cursos de extensão com o tema Livro-reportagem: história e origem e na Oficina de Roteiro para Cinema/TV, ambos pela Universidade Guarulhos, em 2011 e 2012.

Autor do artigo Cultura Negra em Embu, publicado na Revista Cenária Embu (2006), autor do artigo científico Merchandising Social e a Telenovela Brasileira apresentado no I Simpósio de Comunicação Social da UnG (2007), do livro-reportagem Castelo – Páginas de uma Vida, sobre o jornalista e ex-presidente da Academia Guarulhense de Letras (AGL), Castelo Hanssen (2009) e do prefácio Vencer ou Vencer do livro-reportagem Edu Gaspar: Coração Corintiano, lançado em 2010.

Na trajetória profissional Alex acumulou experiência como redator da agência experimental Elo Comunicação (2006), repórter e fotógrafo do blog Jornal Cinco Minutos UnG (2007), repórter, editor de texto e fotógrafo do jornal laboratório Contraponto (2009).

Na área de imagem apresentou trabalhos como fotógrafo do ensaio Economia e como roteirista dos documentários Espaço e Comunidade - Economia e Trabalho em Santo Antônio do Pinhal (2006) e Espaço e Comunidade - Grandes Museus de São Paulo, participante do Ibda’a Media Student Awards, organizado pela Ziad Galardi Group de Dubai, nos Emirados Árabes (2008).

Foi o vencedor do concurso logotipo e identidade visual para agência acadêmica de comunicação da UnG, com o projeto Ponto.com (2009)

Entrou para o Grupo Folha de S.Paulo em 2012, como repórter da editoria de cultura do jornal Agora São Paulo. Escreve para as revistas ShowTV! e Da Hora e para o caderno Show!.

 

Atualizado em Janeiro/2013 - Portal dos Jornalistas

Fonte:

Fiat_Institucional
Newswire
OPN Eventos
MT Viagens
Mais Premiados
Comunique-se
Doe Agora (Abrinq)