Alex Xavier

    Alexander Hochiminh Leite Xavier, mais conhecido como Alex Xavier, nasceu em São Paulo no dia 28 de abril de 1975. Se formou jornalista em 1997 pelas Faculdades Integradas Alcântara Machado (FIAM/SP).

    Começou a carreira no mesmo ano de sua formação como assessor de imprensa na ML&A Comunicações. Dois anos mais tarde foi para a Veja São Paulo onde atuava como repórter do roteiro semanal, além de ser responsável por críticas de vídeo e DVD e pelas seções de cultura e entretenimento: Bares; Para Dançar; Cinema; Teatro; Música; entre outras.

    Em 2004 passou a integrar a equipe do Grupo Estado. Foi repórter e crítico de cinema do guia semanal Divirta-se!, publicado tanto no Estadão quanto no Jornal da Tarde. Como responsável pela coluna O Crí-Crítica, publicada no guia semanal, fez coberturas especiais, matérias de capa, além de colaborar eventualmente com diversas editorias dos jornais.

    Desde 2008 atua como freelancer em diversas publicações. Na editora New Content fez reportagens sobre turismo, tecnologia, comportamento e saúde para revistas costumizadas da companhia aérea TAM, do plano de saúde Amil e para a tevê por assinatura TVA.


    Já na Editora abril, escreve a coluna semanal Amigo Macho, publicada no site da revista Nova. Cobriu férias do crítico de cinema da Veja São Paulo e participou de algumas edições especiais das revistas Veja Cidades, Viagem & Turismo e Placar.


    Atuou no Jornal Destak como editor colaborador da seção Diversão & Arte, na agenda cultural, como crítico de cinema, desenvolvendo também algumas matérias sobre comportamento. Na editora MOLNo foi editor da revista Por Exemplo, com textos voltados para educação. Como repórter freelancer passou pela revista Sorria.


    Na Editora Globo faz reportagens e entrevistas sobre cinema para a revista Quem, notas sobre entretenimento na Marie Claire e crítica de cinema e reportagens sobre comportamento para a Época São Paulo.


    Alex ainda escreveu o livro São Paulo para Colecionadores, publicado em 2004, pela Editora Panda. Participou do curta-metragem Casulo como roteirista e diretor e ganhou o prêmio Dirija seu Talento, do canal USA Network, em 1999.  


    Atualizado em outubro/2012 – Portal dos Jornalistas

    Fonte: informações fornecidas pelo jornalista.