APOIO

PUBLICIDADE

Veiculação Prêmio CNHI WEBER SHANDWICK Odebrecht
$('#fade').cycle();
6160

Home >> Perfil

Alexandre Figueiredo

Alexandre Figueiredo

Especialista em música, cultura brasileira e cultura alternativa tornou-se leitura das mais consistentes na internet desde os tempos de a coluna 'Pelos Porões do Rock', em uma rádio online de Niterói — desativada há mais de uma década. É autor de 'Pelas Entranhas da Cultura Rock’. O livro reúne artigos originalmente publicados em diversos veículos da mídia independente, desde um jornal comunitário de Salvador até os blogues ‘O Kylocyclo’ e ‘Mingau de Aço’, com as informações atualizadas". A obra inclui também duas entrevistas e vários textos inéditos.

Alexandre Figueiredo Pereira nasceu em Florianópolis, Santa Catarina, no dia 21 de março de 1971, mora em Niterói, Rio de Janeiro, onde foi criado entre os anos 70 e 80. É formado em Jornalismo pela Universidade Federal da Bahia, Facom/UFBA, em Salvador, desde 1999. Morou em Salvador, Bahia de 1990 a 2008. Formado também em capacitação de rádio na Fundação Visconde de Cayru, em Salvador (BA).

Começou a trajetória no jornalismo em 1995 como redator e produtor de programas informativos da Rádio Educadora FM e da Rádio Educadora OC da Bahia,do Instituto de Radiodifusão Educativa da Bahia, IRDEB.

De acordo com Alexandre, ele foi reprovado (injustamente) pelo concurso do IPHAN em 2005, o que virou motivação para a criação do site Ensaios Patrimoniais.

Jornalista e blogueiro foi responsável pela coluna Pelos Porões do Rock do portal da Rocknet. Também foi responsável por várias páginas na Internet, como Preserve o Rádio AM e Tributo Flu FM. Fez colaborações para o jornal A Tarde, Jornal Local (Salvador) Observatório da Imprensa, e está à frente dos blogues O Kylocyclo, Mingau de Aço, Classical Buses, além do Ensaios Patrimoniais.

Sua especialidade envolve textos sobre Cultura Popular, Cultura Rock (principalmente alternativos), Comportamento, Política, Transportes e Rádio como principais temas informativos.

Os textos lançados na coluna Pelos Porões do Rock, do portal Rocknet, além de outros publicados em outros blogues e veículos da mídia alternativa foram reunidos no livro Pelas entranhas da cultura rock.

A obra reúne inclui históricos de vários artistas de rock e da música de vanguarda e textos sobre política, inúmeros textos sobre bandas alternativas, clássicos do rock e também teoria musical e política.

O primeiro livro de Alexandre está disponível no portal do Clube dos Autores e também nas livrarias parceiras online, a exemplo de a Saraiva e  Amazon, desde novembro de 2014. Leia um trecho do livro.  

 

 

Atualizado em dezembro/2014 – Portal dos Jornalistas

Fontes:

http://linhacaatomica.blogspot.com.br

https://www.blogger.com/profile/11650558049073406235

https://clubedeautores.com.br/book/176217--PELAS_ENTRANHAS_DA_CULTURA_ROCK#.VJ6XxsAOA

Fiat_Institucional
Arama
Curso para Jornalistas
Newswire
OPN Eventos
MT Viagens
Mais Premiados
Comunique-se
Doe Agora (Abrinq)