APOIO

PUBLICIDADE

Veiculação Prêmio CNHI WEBER SHANDWICK Odebrecht
$('#fade').cycle();
6160

Home >> Perfil

Alexandre de Paulo

Alexandre de Paulo

Repórter e editor fotográfico dedicado à fotografia documental, complementou seus estudos na Fundación Nuevo Periodismo Iberoamericano (FNPI), em Cartagena de Las Índias (Colômbia). É formado em Jornalismo. Trabalhou no jornal Olho Vivo por 12 anos, período em que também exerceu as funções de editor de fotografia e secretário de redação. Fotografou para a Agência Estado, Folha de S.Paulo e revista Época. Por quatro anos trabalhou para o Diário de Guarulhos. É editor dos jornais Metrô News e Folha Metropolitana, e comanda a agência ADPhoto.

Alexandre de Paulo nasceu em Guarulhos (SP), no dia 4 de março de 1971. Estudou muito como autodidata, fez diversos cursos técnicos e workshops (tanto em fotografia como texto), até encarrar a faculdade de Comunicação Social, com habilitação em Jornalismo, entre 2000 e 2003, pela UNG Universidade de Guarulhos (SP).

Em 2002 foi selecionado e recebeu uma bolsa de estudos para uma Oficina de Fotojornalismo com Stephen Ferry (EUA), na Fundación Nuevo Periodismo Iberoamericano (FNPI), em Cartagena de Las Índias (Colômbia). A essa experiência, atribui: “foi um divisor de águas na minha carreira, influenciando sobremaneira a forma como vejo o mundo e também como direciono o trabalho para reporta-lo aos leitores”.

Iniciou a carreira profissional em março de 1994, como repórter-fotográfico, no semanário regional denominado Olho Vivo, em Guarulhos, na Grande São Paulo. Na época, lembra-se “fotografava e dirigia um Fiat 147, azul, com o logotipo do jornal e a palavra "imprensa" colados em adesivos nas portas. A liberdade na elaboração e execução das pautas era algo incrível”.

“A minha grande escola foi a rua, acompanhando os jornalistas mais experientes, como Valdir Carleto e Castelo Hanssen, dois mestres, além de Renata Moreira e Tânia Fernandes, conclui.

Trabalhou no jornal Olho Vivo por 12 anos, período em que também exerceu as funções de editor de fotografia e secretário de redação.

Após a formatura no jornalismo fez trabalhos esporádicos para a Agência Estado, Folha de S.Paulo e revista Época, com o saudoso mestre e grande editor de fotografia João Bittar.

Em 2008 foi contratado pelo Diário de Guarulhos, também como editor de fotografia, subeditor e editor. Ali trabalhou até abril de 2012.

Durante a trajetória Alexandre recebeu algumas premiações regionais, porém a destaca como a cobertura que marcou a carreira dela até agora foi a série de reportagens Haiti, o passado presente, publicada em quatro cadernos especiais a partir de janeiro de 2015, pelo Metrô News. Para produzir a série a equipe do jornal foi ao Haiti e o Metrô News publicou em quatro cadernos especiais, a partir do dia 12. A data, marca cinco anos do trágico terremoto que matou mais de 250 mil pessoas. O país caribenho – conforme mostra a série – é repleto de contrastes.

Em janeiro de 2016 Alexandre segue como editor dos jornais Metrô News e Folha Metropolitana, empresas em que voltou a trabalhar, como editor de fotografia em maio de 2014. Antes já tinha passado no jornal no período entre 2007/2008. Além disso, ele atua também a ADPhoto, agência de fotojornalismo “na qual sou o único fotógrafo”.

Jornalista fotográfico dedicado à fotografia documental em defesa da dignidade humana.

 

 

Atualizado em Janeiro/2016 – Portal dos Jornalistas

Fontes:

https://www.facebook.com/ADPhotojournalist

http://www.metronews.com.br/ultimas/reportagem-especial-haiti-o-passado-presente/ ?

Informações conferidas pelo jornalista

Fiat_Institucional
Arama
Curso para Jornalistas
Newswire
OPN Eventos
MT Viagens
Mais Premiados
Comunique-se
Doe Agora (Abrinq)