APOIO

PUBLICIDADE

Odebrecht
$('#fade').cycle();
6160

Home >> Perfil

Alfredo Duraes

Alfredo Duraes

É repórter de turismo no Jornal Estado de Minas. Já participou de coberturas importantes na capital mineira. Em 2003, conquistou o 8º Prêmio Abrelpe de reportagem com o caderno especial "Papel Noel", que retratava a realidade do lixo em BH.

Alfredo Duraes de Oliveira nasceu em Belo Horizonte, Minas Gerais, em 11 de abril de 1964. Desde criança já gostava de ler e escrever e, quando chegou a época da faculdade não teve dúvidas em qual curso se inscrever. Estudou Comunicação Social com habilitação em Jornalismo na Faculdade de Filosofia, Ciências e Letras de Belo Horizonte (FafiBH).

O primeiro emprego em redação foi em 1994, como repórter da editoria de polícia, atualmente chamada de Gerais, no Jornal Estado de Minas. Permaneceu nessa editoria até 1997 , quando foi transferido para a editoria de turismo, onde permanece até hoje como repórter.

Entre 1996 e 1998, também trabalhou como repórter de esportes da Rádio Capital, em Belo Horizonte.

Alfredo participou da cobertura dos assassinatos envolvendo policiais militares e moradores do Aglomerado da Serra no ano passado, em Belo Horizonte. Outra cobertura de destaque foi a do caso do maníaco de Contagem, que assassinou cinco mulheres na região metropolitana de Belo Horizonte. Cobertura que garantiu vários furos de reportagens para o veículo, que saiu na frente com as primeiras informações do caso.

Em outubro de 2011, foi colaborador de uma editora regional que fez um trabalho que reunia coletâneas de textos sobre monumentos culturais tombados. O jornalista foi responsável por escrever três das coletâneas. Já assinou vários artigos publicados em jornais e em outras revistas de turismo e ecologia.

Com o caderno especial “Papel Noel”, lançado em 2003 pelo Jornal Estado de Minas, Alfredo Duraes e três jornalistas da equipe conquistaram juntos o primeiro lugar no 8º Prêmio ABRELPE de Reportagem.  O trabalho retratava de forma ampla como a questão do lixo vinha sendo encarada no país. A reportagem, premiada com um automóvel Gol zero quilômetro, destacou dados alarmantes, entre eles o fato de Belo Horizonte ser uma das 13 cidades brasileiras que mais produzem lixo, o que contribui para diminuir a vida útil dos aterros sanitários da região.

Atualizado em Janeiro/2012 - Portal dos Jornalistas/MG

Fonte: Informações fornecidas pelo próprio jornalista.

Fiat_Institucional
Newswire
OPN Eventos
MT Viagens
Mais Premiados
Comunique-se
Doe Agora (Abrinq)