APOIO

PUBLICIDADE

Odebrecht
$('#fade').cycle();
6160

Home >> Perfil

Almir Freitas

Almir Freitas

Jornalista de impresso, rádio, assessoria de imprensa e professor universitário. Trabalhou nas redações gaúchas do Agora, Zero Hora, O Globo e Rádio Pampa além das assessorias do Grupo Ipiranga e Insider2. Foi um dos primeiros repórteres a cobrir a etapa da Operação Antártica brasileira à Estação Comandante Ferraz, nas Ilhas Malvinas. É diretor geral da Uffizi Consultoria em Comunicação/RS, professor da Famecos-PUCRS e editor responsável do boletim virtual Tijolinhos Amarelos do ICI-RS.

Almir Penha de Freitas nasceu em Rio Grande (RS) no dia 12 de março de 1959. É formado em jornalismo pela UCPel/RS desde 1984 com mestrado em comunicação social pela PUC-RS concluído em 2011. 

Ainda estudante, em 1984, foi para a assessoria de imprensa do Grupo Ipiranga de Pelotas (RS) onde iniciou a carreira como assessor de imprensa da empresa. 

No ano seguinte foi para o Jornal Agora do Rio Grande (RS) no qual trabalhou como repórter geral por mais de um ano. Ainda em 1985 ingressou na sucursal do jornal O Globo, de Porto Alegre, onde viveu uma experiência única: foi um dos primeiros profissionais de imprensa a participar da primeira etapa da Operação Antártica brasileira à Estação Comandante Ferraz, sem dúvida, um momento histórico para o País; ainda um recém-formado da UCPel/RS, navegou pelas águas das Ilhas Malvinas (ou Falklands) onde realizou uma memorável cobertura científica sendo responsável pelo noticiário oficial e as reportagens que enviava para a redação de O Globo gaúcha.

No ano seguinte, depois de se mudar para Porto Alegre (RS), atuou, em diferentes períodos até o final de 1992, como repórter de economia e negócios, entre outros temas, dos jornais no Diário do Sul, ex-periódico do grupo Gazeta Mercantil e da Rádio Pampa 970 AM. 

Mas antes disso, em 1990, ingressou no jornal Zero Hora do grupo RBS como repórter de economia e negócios onde permaneceu por cerca de 20 anos; nesse período também escreveu para outras editorias e, posteriormente, atuou como editor de economia. 

Em 1992 acumulou as atividades jornalísticas no Zero Hora com o retorno ao mercado da assessoria pela Insider2, da capital gaúcha. 

Em 1998 criou a própria empresa, a Uffizi Consultoria em Comunicação, na qual atua como diretor geral e atende empresas dos setores da indústria, comércio e serviços, e ainda é consultor de relacionamento com a mídia em diferentes empresas e eventos.

Há quase uma década é o editor responsável pela publicação Tijolinhos Amarelos, um boletim informativo online mensal do Instituto do Câncer Infantil do Rio Grande do Sul (ICI-RS) destinado ao público em geral que deseja conhecer mais sobre o trabalho da instituição.

Desde Agosto de 2006 ocupa o cargo de professor assistente de três disciplinas na Famecos da PUC-RS onde ministra as disciplinas de assessoria de imprensa, jornalismo especializado e redação em relações públicas. Além das atividades na Uffizi, na ICI-RS e a acadêmica, ministra cursos e palestras para jornalistas de todo o Brasil. É amante declarado da gastronomia em geral.

 

 

 

 

Atualizado em julho/2012 - Portal dos Jornalistas.


Fontes: 


http://br.linkedin.com/pub/almir-freitas/6/296/308, acessado em julho /2012,

https://twitter.com/#!/AlmirFreitas, acessado em julho /2012,

http://www.uffizi.com.br/Site/index.php?TemplateId=Empresa&SubTemplate=QuemSomos, acessado em julho /2012,

http://v1.eusoufamecos.net/not_det.php?codigo=3146, acessado em julho /2012,

Fiat_Institucional
Newswire
OPN Eventos
MT Viagens
Mais Premiados
Comunique-se
Doe Agora (Abrinq)