Altino Machado

    José Altino da Cruz Machado nasceu em Cruzeiro do Sul (Acre), em 7 de março de 1962. Quando criança, deixava o rádio debaixo do colchão de capim para sintonizar escondido a BBC de Londres ou alguma rádio cubana. Queria ser engenheiro eletrônico para descobrir de onde vinham as notícias que escutava. Mais tarde percebeu que queria mesmo é ser jornalista e produzir suas próprias notícias.
     
    Trabalhou como repórter correspondente em O Estado de S.Paulo (SP), de outubro de 1988 a fevereiro de 1993, e no Jornal do Brasil (RJ), onde ficou até agosto de 1997. Foi então para a Folha de S. Paulo (SP), onde atuou como correspondente até setembro de 1998. Nesses dez anos, morou em Rio Branco (AC), São Paulo (SP), Rio de Janeiro (RJ), Goiânia (GO), Brasília (DF) e Manaus (AM).
     
    Denunciou, dezenove dias antes de Chico Mendes (1944-1988) sofrer o atentado que o vitimou, em matéria publicada em O Estado de S.Paulo, que o líder seringueiro temia ser assassinado por seu trabalho de conscientização ambiental.  Lamenta que só depois que o New York Times (USA) noticiou a morte do ativista em sua primeira página a imprensa brasileira tenha corrido para acompanhar o enterro em Xapuri (AC). Por isso, foi homenageado por Glória Perez, autora da minissérie Amazônia, de Galvez a Chico Mendes, produzida e exibida pela Rede Globo entre 2 de janeiro e 6 de abril de 2007, com uma ponta na produção, fazendo o papel dele mesmo.
     
    Trabalhou como assessor de Imprensa do governo Jorge Viana (PT), em 1999, mas acha que não deu certo na função.
     
    Ficou de maio de 2008 a dezembro de 2014 no comando de um dos blogs de notícias mais acessados do portal Terra Magazine Networks, o Blog da Amazônia. Tornou-se ainda mais relevante dentro e fora da região.
     
    Mora na capital do Acre, onde mantém um blog pessoal no portal Blogger, desde 20 de setembro de 2004, e que também pode ser acessado pelo portal ContilNet Notícias, do qual é editor-chefe desde maio de 2015. Mantém, ainda um canal de vídeos no YouTube.
     
    Também é poeta. Participou de duas antologias de poemas: Coletânea de Poesias Acreanas (Cia Teatro 4º Fuso, 1981), organizada por Jorge Carlos, e Poesias Acreanas (Massangana, 1982).
     
     
    Atualizado em outubro de 2016
     
    Fontes: