APOIO

PUBLICIDADE

Veiculação Prêmio CNHI WEBER SHANDWICK Odebrecht
$('#fade').cycle();
6160

Home >> Perfil

Álvaro Bufarah

Álvaro Bufarah

Jornalista, radialista, professor universitário e pesquisador dos temas: Comunicação, Rádio, Jornalismo, Internet e Mídia Sonora. Acumula passagens pela Radiobrás, CBN/Globo,Capital e o website AllTV. É professor de graduação da Uninove, Faap, Belas Artes e, desde 2011, chefe de Reportagem da rádio Globo

Álvaro Bufarah Júnior nasceu em São Paulo (SP). É graduado em Jornalismo pela Universidade São Judas Tadeu (Usjt/SP), em 1994, com especialização em Política Internacional pela Fundação Escola de Sociologia e Política de São Paulo (Fesp/SP), em 1995, e mestrado em Comunicação e Mercado pela Faculdade Cásper Líbero, em 2002.
 
Iniciou a carreira como repórter em 1995 na Radiobrás de São Paulo, onde trabalhou até 2008. Ao longo da trajetória na emissora, atuou nas funções de repórter, produtor, âncora e apresentador de jornais e programas.
 
Durante a década de 1990 também acumulou passagens pelas rádios paulistanas CBN/Globo AM e Capital, nas quais atuou como repórter, produtor, apresentador, âncora e coordenador de Jornalismo em várias editorias.
 
Em 1997 passou a acumular as atividades jornalísticas com o cargo de professor de Técnica de Reportagem e Redação na Universidade Guarulhos (UnG/SP) e de Jornalismo na AMC Serviços Educacionais, na capital paulista.
 
No ano seguinte, foi professor de Jornalismo no Instituto Brasileiro de Difusão Cultural (Ibdc/SP).
 
Em 2001 acumulou as atividades na Radiobras com cargo de professor de graduação na Universidade Nove de Julho (Uninove/SP), onde, desde então, passou a ministrar as disciplinas de Laboratório de Rádio, Produtos Jornalísticos e projetos de trabalhos de conclusão de curso (TCC). Naquele mesmo ano ingressou também como professor de graduação na Fundação Armando Álvares Penteado (Faap/SP), onde, ao longo de uma década, ministra aulas de Tecnologia em Rádio e TV I e II, Produção de Rádio e Técnicas de Interpretação para Rádio, TV e Locução.
 
Entre 2002 e 2004 também esteve à frente do programa Comunique-se, veiculado pelo website AllTV, ao lado do jornalista José Paulo Lanyi; o programa trazia entrevistas e debates sobre Jornalismo e jornalistas, além de informações sobre os bastidores da Imprensa em geral.
 
No ano seguinte foi reconhecido como Jornalista Amigo da Criança pela Rede ANDI Brasil (Comunicação pelos Direitos da Criança e do Adolescente), de Brasília (DF); nesse período foi agraciado ainda com o reconhecimento público do Alto Comissário das Nações Unidas para Refugiados (Acnur/ONU), pelos serviços prestados na cobertura e divulgação do tema junto à mídia brasileira, pois naquela época já atuava como pesquisador do Núcleo de Rádio do Intercom – Rede Alfredo de Carvalho e da Sociedade Brasileira de Pesquisadores em Jornalismo (SBPJor). Uma dessas atividades era o trabalho como correspondente do serviço em língua portuguesa Voz da América para as mídias de transmissão da África e os portais SwissInfo (suíço) e Deutsche Welle (alemão).
 
A partir de 2010, passou a acumular as atividades acadêmicas anteriores e de pesquisador do meio Rádio com a função de professor de disciplinas ligadas às áreas de Jornalismo no Centro Universitário Belas Artes de São Paulo.
 
Há cerca de um ano, retornou ao rádio: aceitou o convite da direção da Globo 1100 AM para ser chefe de Reportagem da  emissora, onde acumula as atividades acadêmicas com mais duas funções: a produção do Globo Cidade, jornalístico apresentado por Osvaldo Pascoal, e o comando do Globo Girando com a Notícia, informativo de cinco minutos inserido no próprio programa.
 
Define-se como jornalista, radialista, professor universitário e pesquisador dos temas Comunicação, Rádio, Jornalismo, Internet e Mídia Sonora, com uma grande paixão pelo meio Rádio, Comunicação e Gastronomia. 
 
É um incentivador da causa de reconhecimento do padre Landell de Moura como o brasileiro pioneiro na primeira transmissão de voz realizada no mundo. Entre os eventos que coordenou na Faap, fez a abertura do Ano do Centenário de Nascimento do Padre Landell, em novembro de  2010, durante a Semana de Comunicação da fundação.


Atualizado em junho/2012 - Portal dos Jornalistas.
Fontes:

Fiat_Institucional
Arama
Curso para Jornalistas
Newswire
OPN Eventos
MT Viagens
Mais Premiados
Comunique-se
Doe Agora (Abrinq)