Álvaro Costa e Silva (o Marechal)

    Álvaro Costa e Silva, é mais conhecido como “o Marechal”, nasceu no Rio de Janeiro (RJ), em 1962.

    Começou a carreira em 1988. Na trajetória trabalhou nos jornais O Globo – com o Prosa&Verso, Última Hora, Gazeta Mercantil, Jornal do Brasil e A Notícia. No JB entre 2004 e 2010 editou o suplemente literário Ideias&Livros. Escreveu para as revistas Manchete e Ele&Ela. Nessas publicações atuou como repórter, redator, colunista e editorialista.

    Segue em 2015 como colaborador com o caderno Ilustríssima, da Folha de S.Paulo, o jornal O Globo e o portal de notícias IG, entre outras publicações.

    A partir do final de junho de 2015 Álvaro passou a assinar interinamente a coluna Rio, na página dois da Folha de S.Paulo, às segundas e sextas. Na coluna pretende mostrar o que o carioca pensa e fala sobre o Brasil. Até agosto segue no comando da coluna, a partir daí assume Ruy Castro que já escreve quartas e sábados e ampliará sua participação para quatro dias por semana.

    Álvaro é autor do livro Dicionário amoroso do Rio de Janeiro, parte de uma série de livros da editora Casarão do Verbo, em que escritores residentes nas 12 sedes da Copa do Mundo retratam suas cidades em forma de verbetes.

    É participou também da antologia 1973: o ano que reinventou a MPB, que trata da história por trás dos discos que transformaram a cultura brasileira. Lançado em 2014 pela editora Sonora. Para falar de um ano tão importante a obra reuniu cinquenta escritores para 50 álbuns lançados no ano que na ocasião do lançamento, 2014, completava 40 anos, eles ratificam a certeza absoluta do mistério que envolverá para sempre '1973 – o ano que reinventou a MPB'.

     

     

    Atualizado em junho/2015 – Portal dos Jornalistas

    Fontes:

    http://www.candido.bpp.pr.gov.br/modules/conteudo/conteudo.php?conteudo=618

    Crédito da foto: Daniel Ramalho

    http://www.sescpr.com.br/semanaliteraria/convidado/alvaro-costa-e-silva/

    https://twitter.com/alvaromarechal