APOIO

PUBLICIDADE

Odebrecht
$('#fade').cycle();
6160

Home >> Perfil

Álvaro Pereira

Álvaro Pereira

Editor-chefe e apresentador do SBT Brasília. Foi repórter político da revista Veja e da TV Globo. Ganhou o Prêmio Abril de Melhor Entrevista, realizada com o cacique Juruna

Álvaro Rodrigues Pereira nasceu em Coromandel (MG), em 10 de julho de 1952. Cursou Comunicação Social com habilitação em Jornalismo na Universidade de Brasília (UnB/DF).
 
Começou a trabalhar na revista Veja quando ainda estava na faculdade, durantes os anos de 1973 e 1978, escrevendo reportagens políticas. Posteriormente, foi contratado na TV Globo Brasília também como repórter político do Jornal Nacional. Lá fazia coberturas no exterior, comentários para o Jornal da Globo e chegou a apresentar o Bom Dia Brasil.
 
Em 1992, quando saiu da Globo, passou a se dedicar a sua própria produtora para televisão, a AP Vídeo. Entre os programas que produziu, e ainda produz, estão o Interesse Público, da TV Justiça, e o Manga Larga Machador, do Canal Rural. Produziu também, durante nove anos, o Cidade Viva, transmitido pelo SBT.
 
Além de seguir com os trabalhos na produtora, é o editor-chefe e apresentador do SBT Brasília, funções que exerce desde 2009.
 
Entre as principais coberturas feitas ao longo da carreira estão a eleição, doença e morte do Tancredo Neves (1910-1985); a posse do José Sarney; o processo de redemocratização do País; os grandes fatos da transição da ditadura militar para a democracia, e as coberturas no exterior e posses de presidentes americanos.
 
Ganhou o Prêmio Abril de Jornalismo na categoria Melhor Entrevista com uma reportagem com o cacique Juruna, quando ainda estava na revista Veja.
 
É autor dos livros Cara ou Coroa: Tudo o Que Você Precisa Saber Sobre Monarquia, República, Parlamentarismo e Presidencialismo (Global, 1993) e Depois de FHC: Personagens do cenário político analisam o governo Fernando Henrique Cardoso e apontam alternativas para o Brasil (Geração, 2002), este com fotos de Orlando Brito. Participou de obra que agrega vários artigos políticos intitulada Jornalismo Político: Teorias, Histórias e Técnicas (Record, 2006), organizada por Vivaldo de Sousa e Roberto Seabra.
 
 
Atualizado em 31 de agosto de 2012 - Portal dos Jornalistas/DF
Fonte:
Informações fornecidas pelo próprio jornalista
 

Fiat_Institucional
Newswire
OPN Eventos
MT Viagens
Mais Premiados
Comunique-se
Doe Agora (Abrinq)