APOIO

PUBLICIDADE

Odebrecht
$('#fade').cycle();
6160

Home >> Perfil

Amaurício Sampaio Cortez

Amaurício Sampaio Cortez

Editor-adjunto do núcleo de Imagem do Jornal O Povo, em Fortaleza (CE). Anteriormente, participou de projetos gráficos deste veículo e do Jornal O Estado, na capital cearense. É finalista do Prêmio Jornalistas&Cia/HSBC de Imprensa e Sustentabilidade, na categoria Imagem - Criação Gráfica.

Amaurício Sampaio Cortez é bacharel em Design Gráfico pelo Centro Universitário de Belas Artes de São Paulo (SP) desde 2005, com diplomas dos cursos de Design Digital e Design Industrial recebidos pelo Centro de Design do Ceará respectivamente em 1998 e 2000.

Em 1999 teve a primeira experiência com a atividade jornalística no Jornal O Povo, da capital cearense, onde trabalhou até maio de 2001 no departamento de criação e marketing do veículo. Nesta redação participou de projetos gráficos de especiais do veículo.

Posteriormente, em 2006, o profissional participou do novo projeto gráfico do Jornal O Estado, da capital cearense, por meio do desenvolvimento de edições e cadernos especiais, com destaque para o Jornal Material Escolar (19 de janeiro de 2001), o Jornal Carnaval 2000 e a edição Passarela da Arte (de julho de 2000). No período também atuou na implantação do manual de uso do projeto.

Entre 2001 e 2007 Amaurício trabalhou como designer ou consultor de imagem das seguintes empresas: Logia Design Corporativo, em São Paulo (SP), com projetos de conclusão do manual de identidade visual dos bancos Unicsul, BNL e da marca de varejo SIMBEL; Agência Milk, no desenvolvimento do projeto gráfico do Anuário ARTESP (Agência Reguladora de Serviços Públicos Delegados de Transporte do Estado de São Paulo) e atividades para a Ref Comunicação de São Paulo (SP).

Nesse intervalo desenvolveu ainda trabalhos freelas do segmento de imagem corporativa e institucionais, entre eles, atendeu Kátia Chupel Produções Fotográficas (SP), Gráfica Icthus (CE), Chocolates Monthês (SP), Grupo Ramalho Têxtil (CE) e o Banco do Nordeste (CE).

Posteriormente, ingressou na redação do Jornal O Povo, em Fortaleza (CE), onde desde então ocupa o cargo de editor-adjunto do núcleo de Imagem.

Em 2008 foi finalista do Prêmio Esso de Jornalismo, na categoria Criação Gráfica, pela reportagem Dragão Chinês publicado pelo Jornal O Povo, com as assinaturas dos jornalistas Andréa Araújo, Luciana Pimenta e Cecília Andrade.

Em 2013 veio outra indicação para finalista (com os jornalistas Gil Dicelli e Pedro Turano) do Prêmio Jornalistas&Cia/HSBC de Imprensa e Sustentabilidade, na categoria Imagem - Criação Gráfica, pela elaboração do caderno especial Planeta Seca, veiculado pelo Jornal O Povo em novembro de 2012. A reportagem desenha um panorama da nova face da seca que toma conta do semiárido desde 2011.

 

 

 

Atualizado em outubro/2013 – Portal dos Jornalistas

Fontes:

http://www.ascortez.com/ascortez.pdf

http://www.opovo.com.br/app/opovo/planetaseca/2012/11/10/noticiasplanetaseca,2952225/o-peixe-onde-e-que-ta.shtml

http://www.opovo.com.br/app/opovo/cotidiano/2013/10/16/noticiasjornalcotidiano,3147257/o-povo-vence-em-duas-categorias-do-premio-petrobras.shtml

http://www.opovo.com.br/app/galeria/2012/01/23/interna_galeria_fotos,39/comeca-o-ano-do-dragao-na-china.shtml

http://www.premioesso.com.br/site/noticias/release_2012_02.aspx

http://www.opovo.com.br/app/opovo/brasil/2012/06/13/noticiasjornalbrasil,2857698/o-nosso-soldadinho-de-araripe.shtml

http://www.opovo.com.br/app/opovo/fortaleza/2008/11/08/noticiasjornalfortaleza,834141/o-povo-esta-na-final-de-2-br-categorias-do-premio-esso.shtml

http://www.portaldosjornalistas.com.br/noticias-conteudo.aspx?id=1917

Edição Jornalistas&Cia 918.

Fiat_Institucional
Newswire
OPN Eventos
MT Viagens
Mais Premiados
Comunique-se
Doe Agora (Abrinq)