APOIO

PUBLICIDADE

Veiculação Prêmio CNHI WEBER SHANDWICK Odebrecht
$('#fade').cycle();
6160

Home >> Perfil

Amílcar Brumano

Amílcar Brumano

Especializado em questões socioambientias, foi editor do caderno Horizontes do jornal Hoje em Dia por 14 anos focado em meio ambiente. Atuou em Assessoria de Comunicação e foi editor de Esportes. Em 2004, conquistou o segundo lugar nacional no Prêmio Abrelpe de Jornalismo na categoria Reportagem Impressa.

Amílcar Batista Brumano Filho nasceu em Belo Horizonte (MG), em 20 de julho de 1976. Estudou Comunicação Social com ênfase em Jornalismo no Centro Universitário Newton Paiva (MG) e cursou pós-graduação em Gestão para a Responsabilidade Social na Fundação Dom Cabral (MG).
 
O primeiro emprego no Jornalismo foi como estagiário na Assessoria de Comunicação da construtora Andrade Gutierrez. Posteriormente, conseguiu uma vaga de repórter trainee no caderno de Classificados do jornal Hoje em Dia.
 
Entre 2001 e 2008, atuou no caderno Minas (Cidades), onde se especializou em coberturas relacionadas às questões socioambientais. Nessa época, conquistou o segundo lugar no Prêmio Abrelpe de Jornalismo 2004, com a série de reportagens O destino do aterro sanitário de Belo Horizonte e a questão metropolitana do lixo de Minas Gerais. Chegou a fazer diversas viagens a trabalho, com destaque para a cobertura do Projeto Rondon no Acre, em 2005, onde acompanhou todas as ações sociais e estruturais do projeto no local.
 
Na sequência, foi promovido a editor- adjunto do caderno, função que exerceu durante dois anos. Em 2010, foi transferido para o caderno de Esportes, época de muito trabalho na editoria devido à cobertura da Copa do Mundo FIFA. Em janeiro de 2011, retornou para o caderno Minas onde, desde então, exerce a função de editor-coordenador.
 
Dentre os trabalhos que lhe marcaram a carreira, ele destaca a cobertura da morte do promotor de Justiça de Minas Gerais José Lins do Rêgo (1959-2002), assassinado pelo empresário Luciano Farah, suspeito de comandar uma rede de distribuição de combustível adulterado; e a cobertura da revolta dos perueiros em 2001, que protestaram nas ruas de Belo Horizonte gerando pancadaria, agressões e correrias que culminaram na prisão de 65 pessoas e um saldo de 35 feridos, entre manifestantes, policiais e populares.
 
Amilcar Brumano desligou-se do Hoje em Dia em novembro de 2014, depois de 14 anos de atuação. Desde 2011 ocupava o cargo de editor do Horizontes, antigo Minas.
 
Apaixonado por futebol, Amílcar aproveita o tempo livre para praticar o esporte.
 
 
Atualizado novembro/2014 - Portal dos Jornalistas/MG
Fonte:
Informações anteriores fornecidas pelo próprio jornalista
 

Fiat_Institucional
Arama
Curso para Jornalistas
Newswire
OPN Eventos
MT Viagens
Mais Premiados
Comunique-se
Doe Agora (Abrinq)