APOIO

PUBLICIDADE

Veiculação Prêmio CNHI WEBER SHANDWICK Odebrecht
$('#fade').cycle();
6160

Home >> Perfil

Ana Arsênio

Ana Arsênio

Editora- Executiva do jornal Hoje em Dia com vasta experiência em coberturas para a mídia impressa. Atuou nos jornais O Globo e O Estado de São Paulo, foi repórter na Rádio Globo e assumiu a Chefia de Reportagem nas emissoras de TV Rede Minas e Rede Bandeirantes.

Ana Maria Pereira Arsênio nasceu em Caxambu, Minas Gerais, em 28 de fevereiro de 1965. Mudou para São Paulo onde estudou Comunicação Social com ênfase em Jornalismo na Universidade de Mogi das Cruzes (UMC). Já em Belo Horizonte, cursou pós-graduação em Gestão Estratégica da Comunicação na Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais (PUC/MG).

Iniciou a carreira profissional como repórter de cidades na sucursal do Jornal O Globo, em Belo Horizonte. Três anos depois, foi promovida a Chefe de Reportagem, função que exerceu durante quatro anos.

Nesse período, também trabalhou como repórter na Rádio Globo BH e fez algumas substituições na sucursal do jornal O Estado de S.Paulo como repórter.

Entre 1990 e 1992, foi Chefe de Redação na Rede Minas e Chefe de Reportagem na Rede Bandeirantes, onde também assumia a Edição do jornal local.

No final de 1992, foi convidada a assumir o cargo de Editora- Adjunta do caderno Minas (cidades) do Jornal Hoje em Dia, permanecendo na função por dez anos. Na sequência, foi promovida à Editora- Coordenadora do caderno.

Ana também atuou em outras editorias e escreveu matérias para vários setores, especialmente para a página de saúde, área em que acumulou diversas participações em congressos nacionais e internacionais.

Dentre os trabalhos que marcaram a carreira, destaca a primeira matéria que fez para o Jornal O Globo sobre a nova parceira do Gorila Idi Amin do zoológico de Belo Horizonte. Ela conta que ficou bastante nervosa e travou na hora de escrever a matéria. Foi necessário pedir ajuda ao fotógrafo e também jornalista do jornal, Marcelo Prates, para produzir a matéria que, no dia seguinte, foi capa do jornal. 

Também destaca a cobertura que fez de uma das edições do Festival de Música de Araxá, em que teve a oportunidade de entrevistar músicos como Milton Nascimento, Gilberto Gil, Fafá de Belém, Belchior, Fagner, dentre outros. Uma matéria que foi capa do segundo caderno do O Globo.

Ana ficou na função de editora-executiva do jornal Hoje em Dia por dois anos (2010-2012). Em agosto de 2012, começou na reportagem de O Tempo.

 

 

Atualizado em agosto de 2012 - Portal dos Jornalistas

Fonte: Informações fornecidas pela própria jornalista.

Jornalistas&Cia - Edição 858

Fiat_Institucional
Arama
Curso para Jornalistas
Newswire
OPN Eventos
MT Viagens
Mais Premiados
Comunique-se
Doe Agora (Abrinq)