APOIO

PUBLICIDADE

Odebrecht
$('#fade').cycle();
6160

Home >> Perfil

Ana Brambilla

Ana Brambilla

Jornalista, pesquisadora, professora universitária especializada em Jornalismo Digital e Mídias Sociais e blogueira. Acumula trabalhos no jornal online OhmyNews, Senac/SP, Editora Abril e em cursos de graduação e pós de universidades no RS, PR, MG e SP. Desde 2012 é editora de mídias sociais na Editora Globo e professora no IICS/SP

Ana Maria Brambilla nasceu em Porto Alegre (RS) no dia 26 de abril de 1981. É formada em Jornalismo pela Faculdade de Comunicação Social da Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul (Famecos-PUC-RS) desde 2003, com mestrado em Comunicação e Informação pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (Ufrgs/RS), concluído em 2006.

Iniciou no Jornalismo como blogueira, em Porto Alegre (RS). Em 2003 lançou o blog Libellus dedicado à comunicação versus tecnologices, que desde então edita e escreve sobre assuntos de Jornalismo Digital e Hipermídia. No período passou a atuar como pesquisadora no universo das mídias digitais com foco no Jornalismo Colaborativo, também chamado de Jornalismo Cidadão, Participativo ou Open Source, Relações Interpessoais e as Redes Sociais.

Em 2005, começou a escrever como repórter para o jornal online internacional OhmyNews, veículo sul-coreano lançado na virada do século como o pioneiro na atividade do Jornalismo Colaborativo no mundo, que tem como lema Every citizen is a reporter, e conta com o apoio de cerca de 60 mil cidadãos jornalistas – repórteres e freelancers – de vários países.

Na sequência iniciou a carreira acadêmica como professora de Jornalismo Digital dos cursos de graduação e pós-graduação da Faculdade Sul Brasil (Fasul/PR), de Toledo, entre outras instituições. Desenvolveu, na ocasião, o portal Parla Jornalismo Open Source, um espaço de noticiário produzido com a colaboração de universitário e interagentes em geral, já desativado.

De 2006 a 2009 trabalhou como editora assistente de Conteúdo Colaborativo do Departamento de Diretoria de Mídia Digital na Editora Abril, em São Paulo (SP), onde foi responsável pela elaboração de propostas na área para os sites de todos os títulos da empresa. Na época, acumulou a atividade na Abril com a função de colunista sobre Assuntos de Jornalismo Digital do site gaúcho Jornalistas da Web.

Durante o ano de 2008, lecionou Jornalismo Digital nos cursos da Universidade Cidade de São Paulo (Unicid/SP). Atuou também como professora visitante na Faculdade Cásper Líbero (SP) e ministrou cursos na área para a empresa Comunique-se (SP). No ano seguinte foi professora de Jornalismo Digital nos curso de graduação e de pós-graduação da Famecos-PUC/RS por um ano. Na época, acumulou a atividade acadêmica como o trabalho de editora online na Terra Networks (SP), onde permaneceu até 2011.

Em seguida trabalhou como coordenadora do Curso de Educação Executiva em Redes Sociais na Trevisan Consultoria e Escola de Negócios, em São Paulo, por quase um semestre. De 2011 até junho deste ano também lecionou o Curso de Gestão da Comunicação Digital e Jornalismo Hipermídia no Serviço Nacional de Aprendizagem Comercial (Senac/SP). Organizou, ainda, o e-book Para Entender as Mídias Sociais, volumes 1 (2011) e 2 (2012), que podem ser baixados gratuitamente.

Desde agosto é editora de Mídias Sociais na Editora Globo (SP), e professora no máster em Jornalismo Digital do Instituto Internacional de Ciências Sociais (IICS/SP). É ativa participante de congressos, seminários e encontros sobre temas do Jornalismo Digital e Mídia Digitais. Foi palestrante convidada do Fórum Internacional de Cidadãos Repórteres de 2005 e de 2006, em Seul, na Coreia do Sul, e do III do Mídia.JOR, no ICSS, em São Paulo.


Atualizado em setembro/2012 - Portal dos Jornalistas.
Fontes:
http://anabrambilla.com/blog, acessado em setembro/2012
http://www6.ufrgs.br/limc/projetos.html, acessado em setembro/2012

Fiat_Institucional
Newswire
OPN Eventos
MT Viagens
Mais Premiados
Comunique-se
Doe Agora (Abrinq)