Ana Cristina Pimenta

    Ana Cristina Pimenta nasceu no Rio de Janeiro (RJ), em 30 de maio de 1972. Estudou Comunicação Social com ênfase em Jornalismo na Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais (PUC/MG), onde também cursou pós-graduação em Comunicação e Gestão Empresarial.
    Iniciou sua trajetória profissional criando e executando jornais internos para empresas de Belo Horizonte, enquanto ainda era bancária. Em 1996, começou como repórter do Canal 15 da tevê a cabo, ao lado de Alberico Souza Cruz, Lauro Diniz e Soraia Vasconcelos. Fez parte da equipe que colocou a emissora no ar, no início de 1997. No ano seguinte, foi convidada a integrar o quadro da Rede Minas, onde oficialmente era repórter, mas ajudava a produzir pautas, escrever roteiros e editar suas próprias reportagens, além de fazer substituições no Jornal Minas 2ª Edição como apresentadora.
    Em abril de 2000, foi para a TV Globo Minas para assumir um novo desafio: cobrir Esportes. Fez reportagens para o Globo Esporte e Esporte Espetacular, entradas para o Fantástico e transmissões ao vivo de campeonatos de futebol. Eventualmente, também assumia a bancada do Globo Esporte local. Em 2001, passou a fazer parte da equipe do jornalismo diário, que cobre todos os setores. Lá fez reportagens locais e de rede, voou de helicóptero por um ano (quase que diariamente) e, algumas vezes, apresentou o Bom Dia Minas
    Em 2003, entrou para a TV Alterosa como repórter. No ano seguinte, foi promovida à editora do Alterosa Urgente (flashes ao vivo durante a programação vespertina) e editora assistente do Jornal da Alterosa 2ª Edição, nos quais atuava também como apresentadora. Em 2008, desligou-se da emissora. No período, foi coordenadora de produção da TV Ufmg e deu aulas de apresentação e reportagem na Escola Beth Seixas, na capital mineira. 
    De volta à TV Alterosa, em janeiro de 2009, integrou a equipe do programa Vrum, exibido em rede nacional pelo SBT/Alterosa. Foi repórter, redatora, produtora e editora de texto da atração dominical especializada em automóveis. 
    Em junho de 2011, deixou o car news para voltar às origens e fazer o que mais gosta: o hard news. Atualmente, é apresentadora e editora responsável pelo Jornal da Alterosa 2ª Edição, que vai ao ar de segunda a sexta, às 18h40.
    Atualizado em 23 de agosto de 2012 – Portal dos Jornalistas/MG
    Fonte:
    Informações fornecidas pela própria jornalista