APOIO

PUBLICIDADE

Odebrecht
$('#fade').cycle();
6160

Home >> Perfil

Ana Dubeux

Ana Dubeux

Primeira mulher a integrar o Condomínio Acionário dos Diários Associados, é editora-chefe do jornal Correio Braziliense desde 2003.

Ana Maria Dubeux Costa nasceu no Recife (PE) e se formou na Universidade Católica de Pernambuco (Unicap/PE), em 1985. Completou em 2014 o mestrado em Jornalismo do Instituto Internacional de Ciências Sociais (IICS).
 
Iniciou a carreira profissional na cidade natal, onde foi estagiária da instituição que se formou. Trabalhou no Diga, Olinda (PE) e no semanário O Tablóide Esportivo (PE). Também passou, entre 1985 e 1987, pela redação do Jornal do Commercio (PE) e do Diário de Pernambuco (PE), como repórter.
 
Mudou-se em 1987 para Brasília (DF), onde trabalhou como repórter no Correio do Brasil (DF), Correio Braziliense (DF) e no Jornal de Brasília (DF). Foi assessora de imprensa na Câmara dos Deputados e na Agência Brasileira de Comunicação (DF).
 
Voltou para o CB em 1997, onde foi subeditora do caderno Cidades, chefe de Reportagem, colunista e editora-executiva. Desde 2003, é a editora-chefe da Redação, responsável pelo fechamento do jornal.
 
Em abril de 2010, foi escolhida por votação unânime e imediatamente empossada como a primeira mulher a integrar o Condomínio Acionário dos Diários Associados, criado por Francisco de Assis Chateaubriand Bandeira de Mello (1892–1968) na década de 1950 para manter todas as empresas funcionando para eternizar o grupo.
 
Ganhou diversas premiações, entre elas dois Prêmio Esso de Jornalismo na categoria Especial de Primeira Página: em 2011, junto com João Bosco de Almeida, Carlos Alexandre, Plácido Fernandes, Marcelo Agner, Luis Tajes e Marcelo Ramos, pela matéria Eles nos envergonham... Ela nos orgulha; e em 2012, com Saulo Santana, Carlos Alexandre, Plácido Fernandes, Marcelo Agner, Luís Tajes e Varilandes Gonçalves, pelo trabalho Adeus Chico, publicado por ocasião da morte de Chico Anysio (1931–2012). Também em 2012, ganhou o Prêmio CNT de Jornalismo 2012, na categoria Impresso, com a série de reportagens Órfãos do asfalto, elaborado junto com Lilian Tahan e Ana Maria Campos. Recebeu, ainda, por duas vezes o Troféu Mulher Imprensa, idealizado pelo portal e revista Imprensa, em parceria com a Maxpress: em 2006 e em 2013, ambas na categoria Diretora ou Editora de Redação.
 
É torcedora do Santa Cruz Futebol Clube.
 
 
Atualizado em setembro de 2016
 
Fontes:

Fiat_Institucional
Newswire
OPN Eventos
MT Viagens
Mais Premiados
Comunique-se
Doe Agora (Abrinq)