APOIO

PUBLICIDADE

Veiculação Prêmio CNHI WEBER SHANDWICK Odebrecht
$('#fade').cycle();
6160

Home >> Perfil

Ana Lúcia Medeiros

Ana Lúcia Medeiros

Jornalista e doutora em Comunicação pela Universidade de Brasília, tem na trajetória profissional a experiência como ombudsman, repórter, professora universitária, idealização e coordenação de agências de Comunicação. Atenta às transformações que ocorrem na mídia e na sociedade, é autora dos livros ‘Noticiador-Noticiado: perfis de jornalistas numa sociedade em midiatização’ e ‘Sotaques na TV’.

Ana Lúcia Medeiros é formada em Comunicação Social/Jornalismo pela Universidade Federal da Paraíba; fez especialização em Comunicação Social na Universidade Federal da Bahia. Realizou o mestrado e o doutorado em Comunicação na Universidade de Brasília (UnB), com doutorado-sanduíche na Université de Rennes-1 (França). Em julho/2015 concluiu estudos pós-doutorais na Universidade Federal da Bahia/Salvador.

A pesquisa do mestrado, Outros falares, outros olhares: os sotaques no telejornalismo e na telenovela deu origem ao livro Sotaques na TV (editora Annablume, 2006). A obra analisa a relação entre a diversidade de sotaques do país e o modo de falar construído pela televisão brasileira. Para compreender o processo de construção do modo de falar televisual, a pesquisadora entrevistou profissionais de ponta que atuam diante e por trás das câmeras em telejornais e telenovelas – repórteres, apresentadore(a)s, atores/atrizes e fonoaudiólogas –  de cinco regiões do país. 

É autora de artigos em livros e publicações acadêmicas na área da Comunicação. Tem se interessado particularmente por redes sociais, novas linguagens midiáticas e as relações que se estabelecem entre mídia e sociedade.

Foi ombudsman e repórter na Secom/UnB. Durante o período (1999-2006) em que foi professora na Universidade Católica de Brasília e professora substituta na UnB (2006-2008), idealizou e coordenou as agências de Comunicação OPN (UCB) e Facto (UnB). Foi repórter colaboradora do Jornal da USP e trainee em televisão.

Lançou como desdobramento da tese de doutoramento o livro Noticiador-noticiado: perfis de jornalistas numa sociedade em midiatização’ (Editora Insular, Florianópolis, 2015). Na obra, lançada em abril de 2016, em Brasília, a pesquisadora observa que, num cenário de midiatização, alguns jornalistas, além de transmitirem a notícia são também noticiados. A chamada objetividade jornalística, que pede o distanciamento do jornalista em relação ao fato noticioso, vem sofrendo transformações.

Essa dinâmica, segundo a autora, evidencia-se com o aparecimento dos profissionais de jornalismo diante das câmeras de TV e ganha ainda mais força com os movimentos que são provocados pelas redes sociais.

Para produzir a obra ela entrevistou os jornalistas Tadeu Schmidt, Caco Barcellos, Rachel Sheherazade, Ticiana Villas Boas e Rosana Jatobá. Alexandre Garcia, Juca Kfouri, Francisco José, Beatriz Castro e Malu Fontes fazem parte de um trabalho preliminar, que permitiu o avanço das observações sobre as particularidades da profissão. Ana Lúcia fala sobre o livro em gravação no youtube.

As demais produções bibliográficas estão na ‘Linha do Tempo’ deste perfil.

 

Atualizada em abril/2016 – Portal dos Jornalistas

Fontes:

Informações conferidas pela jornalista

http://chicosantannaeainfocom.blogspot.com.br/

https://www.youtube.com/watch?v=zqJO3Y5WgT0

http://lattes.cnpq.br/1309278454395033

https://analuciamedeiros.wordpress.com/category/jornalistas-celebridades/

http://repositorio.unb.br/bitstream/10482/14274/1/2013_AnaLuciaMedeirosBatista.pdf

http://repositorio.unb.br/handle/10482/14274

Fiat_Institucional
Arama
Curso para Jornalistas
Newswire
OPN Eventos
MT Viagens
Mais Premiados
Comunique-se
Doe Agora (Abrinq)