Ana Paula Cardoso

    Ana Paula Cardoso é carioca, nasceu no Rio de Janeiro no dia 31 de março. É formada em Jornalismo pela Universidade Gama Filho, Rio de Janeiro (RJ), desde 1992. Concluiu pós-graduação em Gestão estratégica, em 2000, pela Universidade Cândido Mendes, Rio de Janeiro (RJ).

    Começou a trajetória profissional como estagiária na rádio Tupi, em 1991, depois foi repórter em uma revista chamada Vida e Bairros e também apresentadora do jornal Relógio Notícias, da rádio Relógio Federal, em 1993.

    Em 1994, entrou no Cartão Nacional (posteriormente Cartão Unibanco), onde iniciou uma carreira como executiva de comunicação interna, dentro de áreas de atendimento a clientes (call centers). Nesta carreira, que durou 10 anos, trabalhou ainda na Claro Telecomunicações, GlaxoSmithKine e depois no Credicard, do grupo Citybank.

    Em 2005, voltou às Redações de jornais como repórter do Jornal do Commercio do Rio de Janeiro, onde cobriu Mercado Financeiro para o caderno Seu Dinheiro. Em novembro 2008 passou a trabalhar na redação Rio do O Globo, primeiro como repórter de Economia, cobrindo ainda mercado financeiro para o Globo Online, em plena crise financeira global que se abatera pelo mundo naquele ano.

    Em 2011 tornou-se coordenadora da área de Negócios Impressos, responsável pela avaliação da relevância editorial de projetos com apoio comercial. Deixou o Rio de Janeiro em 2014 com destino à França.

    Nos cinco primeiros meses residindo em Paris trabalhou em assessoria de imprensa de empresários franceses interessados em divulgar seus negócios no Brasil. Passou a relações públicas e assessora de imprensa do grupo Paris Querido em julho 2014, uma empresa de serviços de transporte e guia de compras e passeios na França, para os turistas da América Latina, especialmente do Brasil.

    Desde dezembro 2014 assina o blog Ela – Paris, no site do jornal O Globo. De acordo com o post de apresentação do blog, ali Ana Paula relata “o seu caso de amor correspondido” pela cidade. Para ela, “é um lugar a ser desvendado por um olhar despretensioso e sem deslumbre, mas com muita atenção aos detalhes”. O leitor encontra no Ela artigos diários com as atualidades de Paris.

    Logo após a divulgação dos atentados em Paris, ainda no dia 13 de novembro de 2015, Ana Paula participou ao vivo do jornal da GloboNews , no qual sob o comando de Sérgio Aguiar falou sobre o clima de luta na capital francesa, da situação dos brasileiros feridos, do fechamento dos principais pontos turísticos da cidade, a recomendação para a população ficar em casa e sobre a rede de solidariedade que se estabeleceu entre as pessoas.

    Em novembro de 2015 segue também como colaboradora da Revista da Mulher, uma versão brasileira do Journal des Femmes, do grupo francês CCM Benchmark Group, recém adquirido recentemente pelo jornal Le Figaro. Na revista, assina matérias principalmente das editorias de comportamento, saúde, bem-estar e filhos. Versatilidade é sua principal característica, provado pelas colunas sobre sexo que escreve semanalmente na revista eletrônica O Masculino, uma revista sobre comportamento, saúde e assuntos de interesse dos homens, “mas que está longe de ser machista”

     

     

    Atualizado em novembro/2015 – Portal dos Jornalistas

    Fontes:

    Informações conferidas pela jornalista

    http://blogs.oglobo.globo.com/paris/

    Instagram:anapaulacardoso

    A Revista da Mulher

    Coluna na revista O Masculino

    https://www.youtube.com/watch?v=dUcEmu0IWg8

    https://www.linkedin.com/in/apcardoso

    https://twitter.com/anapaulacardoso