APOIO

PUBLICIDADE

Odebrecht
$('#fade').cycle();
6160

Home >> Perfil

Ana Paula Lima

Ana Paula Lima

Editora-adjunta do caderno Minas do Jornal Hoje em Dia com vasta experiência em coberturas para a mídia impressa e televisiva. Atuou em assessoria de comunicação e fez freelas para a Editora Abril. Em 2008, foi finalista do Prêmio Imprensa Embratel com a matéria “A Favela é do Bem”.

Ana Paula Pereira Lima nasceu em Belo Horizonte, Minas Gerais, em 28 de junho de 1979. Estudou Comunicação Social na Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF), onde também cursou pós-graduação em Mídia e Cidadania.

O primeiro emprego no jornalismo foi como estagiária na Assessoria de Imprensa da Companhia de Saneamento Municipal de Juiz de Fora (Cesama). Posteriormente, atuou como produtora na TV Panorama, afiliada da Rede Globo.

Em 2002, ano da formatura, conquistou o terceiro lugar no concurso de reportagens do Jovens Talentos, programa promovido pelo Grupo Diários Associados em parceria com a Prefeitura de Belo Horizonte. Com essa conquista, conseguiu uma vaga de repórter trainee na sucursal do jornal Estado de Minas em Juiz de Fora.

Entre 2003 e 2004, foi repórter na TV Campos de Minas, afiliada da Rede Minas em São João del-Rei, e foi repórter do jornal Panorama, em Juiz de Fora.

Em novembro de 2004, conseguiu uma vaga na equipe de reportagem do caderno Minas do jornal Hoje em Dia (BH), função que exerceu durante seis anos. 

Nesse período, paralelamente às suas atividades no jornal, também atuou na Assessoria de Imprensa da Empresa de Assistência Técnica e Extensão Rural do Estado de Minas Gerais (Emater-MG) e foi redatora na Rádio Inconfidência.

Apesar de cobrir assuntos diversos, a maioria de suas produções foram na área da saúde, e também fez algumas substituições nas editorias de Economia e Política.

Em junho de 2010, foi promovida à Editora-adjunta do caderno Minas, cargo que vem exercendo desde então.

Ana Paula também fez alguns trabalhos freelancers para a Editora Abril, em especial para a revista Minha Casa, e foi palestrante em um Congresso para os estudantes de medicina da UFMG, onde abordou o tema "Papel da mídia e expressão estética" (2011).

Dentre os trabalhos que marcaram a carreira, destacam-se: a cobertura da passagem do Papa Bento XVI pelo Brasil, em 2007; a série de matérias que fez sobre as secas no Norte de Minas intitulada "Vidas Secas"; e a matéria “A Favela é do Bem”, produzida juntamente com os colegas Leida Reis e Mateus Parreiras, que foi finalista do Prêmio Imprensa Embratel de 2008.

Nas horas vagas, Ana Paula gosta de ler, ir ao cinema e estudar idiomas diferentes, dos quais já domina três: o inglês, o francês e o italiano.

 

 

Atualizado em 14 de março de 2012 - Portal dos Jornalistas/MG

Fonte: Informações fornecidas pela própria jornalista.

Fiat_Institucional
Newswire
OPN Eventos
MT Viagens
Mais Premiados
Comunique-se
Doe Agora (Abrinq)