APOIO

PUBLICIDADE

Veiculação Prêmio CNHI WEBER SHANDWICK Odebrecht
$('#fade').cycle();
6160

Home >> Perfil

Ananda Apple

Ananda Apple

Gaúcha de Porto Alegre, trabalhou na RBS TV e, agora, faz sucesso na Rede Globo de São Paulo, onde se destaca no Bom Dia São Paulo e no SPTV.

Ananda Apple nasceu em Porto Alegre/RS, em 1961, e se formou em jornalismo pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (Ufrs), em 1982. Cresceu em uma família muito ligada à natureza. O seu avô Jorge, era um gaúcho ecológico antes disso virar moda. Ele plantou e distribuiu milhares de mudas de árvores e plantas para parentes, vizinhos, amigos e desconhecidos. Fazia isso em saquinhos de leite, potinhos, qualquer lugar. Consertava brinquedos, fazia móveis, reciclava tudo e dava para os pobres. Também fazia sopa para os velhinhos. A tia Céo sempre teve plantas em casa e as cultivava como se fossem suas filhas e a sua mãe Cyl sempre teve violetas no apartamento. Algumas duraram mais de vinte anos.
 
O gosto por escrever despontou logo aos oito anos. Fã incondicional dos Beatles, escrevia romances sobre os Meninos de Liverpool e lia para a sua turma de escola nos dias em que os professores faltavam. Aos 14 anos, escreveu uma biografia não autorizada. Escolheu o jornalismo, porque queria ser artista, amava escrever e tem espírito de justiça. Começou na profissão aos 17 anos, quando ingressou na rádio Gaúcha FM (RS) para apresentar um programa dedicado somente aos seus ídolos.
 
Em 1984 foi para a RBS TV (RS), afiliada da Rede Globo, onde atuava como repórter de Variedades. Ficou cerca de quatro anos na emissora e se transferiu para a TV Globo de São Paulo. Na capital paulista, continuou como repórter de variedades e suas reportagens eram exibidas no programa Bom Dia São Paulo.
 
Em 1998, após uma série de notícias trágicas, teve a idéia de fazer, às sextas-feiras, o Quadro Verde, no mesmo programa matinal. O segmento traz notícias sobre sustentabilidade, meio ambiente e natureza em geral. No começo não tinha tempo para desenvolvê-lo, mas a partir do crescimento do índice de audiência, passou a ter um dia na semana para se dedicar somente ao tema.
 
Atualmente, além do Quadro Verde, que é apresentado no Bom Dia São Paulo e no SPTV, também é repórter de Variedades nos dois telejornais.
 
 
Fontes:
 

Fiat_Institucional
Arama
Curso para Jornalistas
Newswire
OPN Eventos
MT Viagens
Mais Premiados
Comunique-se
Doe Agora (Abrinq)