APOIO

PUBLICIDADE

Odebrecht
$('#fade').cycle();
6160

Home >> Perfil

Anapaula Ziglio

Anapaula Ziglio

Repórter da TV USP, trabalhou como coordenadora na Rede Record e repórter na CNT, RIT TV e TV Petros. Também é colaboradora do blog de Mona Dorf, no portal IG

Anapaula Ziglio é formada pela Escola de Comunicações e Artes da Universidade de São Paulo (ECA-USP/SP), em 2003. Passou, através do sistema de intercâmbio, pelo Institut de la Communication et des Médias da Université Stendhal Grenoble III, em Grenoble (França). De lá trouxe material para o livro-reportagem Somos Franceses – Como vivem os ciganos na França do século XXI (Clube dos Autores, 2003), que foi premiado na Expocom 2004.
 
Continuou investindo na formação e em janeiro de 2003 fez o curso Senac de Treinamento de Locução para Televisão e, na sequência, entre 2004 e 2006, os de Cobertura de Eleições da Associação Brasileira de Jornalismo Investigativo (Abraji). Em 2007, mais três cursos: pós-graduação lato sensu em Especialização em Divulgação Científica da Cátedra José Reis (USP), Curso de Redação e Estilo da Rede Globo (Uniglobo Virtual) e Curso de Televisual no Jornalismo da Rede Globo, com Regina Martelli (Uniglobo Virtual).
 
Os primeiros passos na carreira foram dados em 1999, quando participou da publicação de diversas reportagens sobre a economia e política do Chile, com o apoio da USP. Esse trabalho foi realizado dentro do Projeto Nossa América Latina, de Bernardo Kucinsky. Ainda em 99, desenvolveu diversos trabalhos desenvolvidos no Núcleo José Reis de Divulgação Científica da universidade.
 
Em 2000, publicou matérias diversas no Jornal do Campus, da USP, para a comunidade universitária. No mesmo ano foi professora voluntária do Projeto Redigir, curso de redação organizado pelos estudantes de Jornalismo da USP para comunidades de baixa renda. Na continuação, coordenou a produção e foi repórter dos programas Panorama e PGM da TV USP, até 2001. O Projeto PGM é realizado com adolescentes de São Paulo pela TV USP. em parceria com a Viração Educomunicação.
 
Entre abril a junho de 2002, atuou como repórter e produtora da rádio comunitária portuguesa Arc en Ciel, de Orléans (França). Em 2002 e 2003, foi repórter freelancer da revista Agenda XXI, da TB Editora (SP), período em que acumulou as atividades de assessoria de imprensa para a empresa de e-learning Livronline.com e as funções de produtora e repórter da TV USP.
 
Como freelancer produziu documentários especiais da TV USP, até 2004, e reportagens para a Revista das Religiões, Superinteressante, Aventuras na História, Cláudia e Recreio, da Editora Abril, onde ficou até 2005.
 
Entre 2003 e 2006 foi produtora e repórter do Telejornal do Terra, do portal Terra. Em 2006 e 2007, atuou como redatora dos sites das revistas da Editora Duetto e, em 2007, como repórter da TV Liberal, afiliada da Rede Globo no Pará. Esteve em 2008 e 2009 na reportagem e produção de um produtora independente e, entre 2010 e 2011, passou a colaborar como freelancer do Blog Mona Dorf, da jornalista Mona Dorf, no portal IG e como repórter da tevê online da Petros, a RIT TV, e no CNT.
 
Depois de rápida passagem pela Rede Record, como produtora, migrou para a reportagem da Rede TV!, onde permaneceu até julho de 2013.
 
 
 
Atualizado em julho/2013 – Portal dos Jornalistas
Fontes:
Informações cedidas pela própria jornalista
 

Fiat_Institucional
Newswire
OPN Eventos
MT Viagens
Mais Premiados
Comunique-se
Doe Agora (Abrinq)