APOIO

PUBLICIDADE

Odebrecht
$('#fade').cycle();
6160

Home >> Perfil

André Balocco

André Balocco

Atua em Mídias Digitais, editando o 'Blog do Planalto' e na concepção de programas de comunicação, na Secom do Governo Federal. Antes foi editor do projeto Rio, 'Cidade sem Fronteiras' e do 'Guia das Comunidades', ambos do jornal O Dia. Passou por Tribuna da Imprensa, Jornal O Globo, agência Sport Press, Jornal do Brasil, além de Jornal Marca Brasil.

André Balocco começou sua carreira em 1989 como freelancer do extinto Jornal Tribuna da Imprensa. Em 1990 passou a trabalhar no Jornal O Globo. Sua trajetória no Jornal Globo foi marcada por muitas viagens pelo interior do Rio de Janeiro, onde fazia matérias para o Jornal da Família e o caderno de turismo.

Em 1991, Balocco foi trabalhar na agência Sport Press, onde sua principal função era fazer as coberturas da CBF. Foi nessa época que ganhou o prêmio Bola de Ouro como repórter revelação. O prêmio ajudou a consolidar sua carreira e abrir portas para outros trabalhos.

Para Balocco, o grande desafio foi em dezembro de 1993 quando foi contratado para ser repórter esportivo do Jornal do Brasil. Foi ele que fez a cobertura da Máfia do Apito, onde o principal objetivo era desvendar o esquema montado pela Federação de Futebol do Rio de Janeiro para beneficiar o Vasco da Gama e o Americano de Campas. André conta que a equipe conseguiu desmascarar o esquema e os culpados foram punidos. “Foi emocionante perceber que a imprensa pode sim ajudar a sociedade a melhorar”.

No JB ficou até 1997 e mudou-se para São Paulo em agosto de 2010 para enfrentar outro desafio da sua carreira. Aceitou o convite para ser editor do Jornal Marca Brasil.

Na época o jornalismo esportivo era o de sua preferência. No dia sete de março de 2013 o portal iG lançou o seu canal dedicado ao Rio de Janeiro em parceria com o jornal O Dia, que integra o mesmo grupo empresarial Ongoing/Ejesa. Na equipe do iG Rio André Balocco  assumiu como editor. O conteúdo passou a ser produzido pela redação de O Dia Online, oferecendo reportagens, vídeos, colunistas e guia de restaurantes da cidade.

André Balocco deixou em março de 2016 a Chefia de Reportagem de O Dia, no Rio de Janeiro, e se mudou para Brasília a convite de Rodrigo Almeida, secretário de Comunicação da Secom da Presidência da República. Ele passou a atuar em Mídias Digitais, editando o Blog do Planalto e atuando na concepção de programas de comunicação do governo.

André, que trabalhou com Rodrigo na Ejesa – ele em O Dia e Rodrigo no iG –, diz que se sente orgulhoso e otimista por esse novo desafio profissional, do outro lado do balcão: “Uma história interessante é que vim pela primeira vez à cidade no ano passado, aos 52 anos, e já me apaixonei por ela. Depois de me estabelecer pretendo trazer a família; deixei um filho de três meses com minha mulher, também jornalista”.

Com a saída de André do O Dia, Tássia di Carvalho assumiu a coluna Cidade Sem Fronteiras em abril de 2016. Ela, que o chama de “meu mentor” segue escrevendo também matérias de Direitos Humanos, Saúde e Educação.

 

Atualizado em maio/2016 – Portal dos Jornalistas

Fontes:

http://www.portaldosjornalistas.com.br/noticia/andre-balocco-comeca-em-midias-sociais-da-secom-pr

Jornalistas&Cia – Edição Edição 887/ de 6 a 12 de março de 2013

http://alemdolead.com/entrelinhas/um-jornalista-apaixonado-pelo-que-faz/

Fiat_Institucional
Newswire
OPN Eventos
MT Viagens
Mais Premiados
Comunique-se
Doe Agora (Abrinq)