APOIO

PUBLICIDADE

Odebrecht
$('#fade').cycle();
6160

Home >> Perfil

André Gustavo Stumpf

André Gustavo Stumpf

Escreve a coluna Texto e Contexto do Jornal de Brasília, publicada aos domingos. Comanda um blog no portal do jornal na web

André Gustavo Stumpf Alves de Souza nasceu em Petrópolis (RJ), em 10 de maio de 1946. É formado em Direito pela Universidade de Brasília UnB/DF), em 1970, e pós-graduado em Política Latino Americana pela Universidade Johns Hopkins, em Wahington (EUA).

Começou a carreira jornalística em 1967, no jornal Correio Braziliense (DF), onde trabalhou como repórter até 1970. Nesse ano, foi para a sucursal da revista Manchete (RJ), também como repórter. Em 1974, esteve na sucursal de Veja, onde chegou a exercer a função de chefe de redação, o mesmo ocorrendo na IstoÉ, onde entrou em 1976.

Em 1986, foi para o Jornal do Brasil ser coordenador de Política, permanecendo no cargo até 1989. Entre 1997 e 1998, foi diretor de Redação do Diário de Pernambuco. Em 2002, ocupou o cargo de diretor geral da TV Brasília (DF), onde foi apresentador do programa Falando Sério e permaneceu até 2007. Em 2008, passou a ser colunista do Jornal de Brasília (DF), onde publica seus comentários sobre política nacional e internacional aos domingos. Edita, também, o blog Texto e Contexto, alocado no portal do jornal.

Venceu o Prêmio Esso de Jornalismo 1979, na categoria Regional, pela série de reportagens A segunda guerra; sucessão de Geisel, publicada no Jornal de Brasília, escrita em parceria com Merval Pereira. A série virou livro com o mesmo título (Brasiliense, 1979) e tornou-se referência para estudos da época. Ganhou, ainda, os prêmios Engenho de Comunicação, na categoria Regional, em 2005 e em 2006. E publicou o livro Da minha janela – Crônicas da Politica Brasileira (LGE, 2010).

Lecionou na Universidade de Brasília (UnB) e morou em Roma, onde foi correspondente de vários jornais.


Atualizado em Novembro de 2011.
Fonte:
Informações remetidas pelo jornalista.

Fiat_Institucional
Newswire
OPN Eventos
MT Viagens
Mais Premiados
Comunique-se
Doe Agora (Abrinq)