APOIO

PUBLICIDADE

Veiculação Prêmio CNHI WEBER SHANDWICK Odebrecht
$('#fade').cycle();
6160

Home >> Perfil

André Petry

André Petry

É diretor de Redação da Veja. Está na revista desde 1990 e entre idas e vindas ocupou o cargo de editor especial e também foi correspondente da revista em Nova York. Durante a trajetória trabalhou para o Diário Popular em Pelotas e mais tarde, para o Correio Braziliense, em Brasília. Tem mais de 20 anos de atuação na própria Veja.

André Petry nasceu em Porto Alegre/RS, 1961. Formou-se em jornalismo em 1984, na Universidade Católica de Pelotas.

Trabalhou para o Diário Popular em Pelotas e mais tarde para o Correio Braziliense, em Brasília, cobrindo questões externas desde a política Perestroika de Mikhail Gorbachev à guerra entre Iraque e Irã.

Petry trabalha por Veja desde 1990 onde passou por diversos cargos. De 1991 a 1996, foi editor de política em São Paulo, onde supervisionou o trabalho de investigação que levou ao impeachment do presidente brasileiro Fernando Collor de Mello. Matéria que deu à cobertura da Veja o prêmio Esso de jornalismo.

Entre 1996 a 2007, foi editor de Assuntos Nacionais e chefe da sucursal em Brasília-DF, responsável pela cobertura do governo, Congresso e da Suprema Corte. Nesse período escreveu uma coluna semanal durante quatro anos sobre questões políticas e sociais. Nesta posição, dirigiu a equipe que cobriu muitas das principais notícias do Brasil, a partir de campanhas presidenciais para a proteção da floresta amazônica.

Em 2009, após ser editor especial, foi para Nova York como correspondente internacional da revista.

André Petry desligou-se da Abril no começo de agosto de 2013, quando ainda atuava como correspondente nos Estados Unidos (ver em http://bit.ly/1ixb8we) e ficou em Nova York por algumas semanas, onde chegou a ter algumas propostas de trabalho, mas optou por regressar ao Brasil em outubro de 2013.

Retornou à Veja em fevereiro de 2014, menos de seis meses depois de ter deixado a revista, onde esteve anteriormente por 22 anos. Conforme ele mesmo brinca “capturado novamente pela revista”.

Com as mudanças estratégicas promovidas pelo Grupo Abril em março de 2016, André Petry aceitou convite para ser o novo diretor de Redação e passou a pilotar a Veja.

André atuou na própria Veja em diversos cargos; foi editor de Política, chefe da sucursal de Brasília, colunista e correspondente internacional em Nova York, e ultimamente ocupava o cargo de editor especial.

 

Atualizado em março/2016 – Portal dos Jornalistas

Fontes:

Jornalistas&Cia – Edição 1.040:

www.veja.com.br

http://observatorionline.blogspot.com.br/2011/12/abril-define-andre-petry-novo-redator.html

http://veja.abril.com.br/blog/augusto-nunes/tag/andre-petry/

http://pt.wikipedia.org/wiki/Andr%C3%A9_Petry

Fiat_Institucional
Arama
Curso para Jornalistas
Newswire
OPN Eventos
MT Viagens
Mais Premiados
Comunique-se
Doe Agora (Abrinq)