APOIO

PUBLICIDADE

Veiculação Prêmio CNHI WEBER SHANDWICK Odebrecht
$('#fade').cycle();
6160

Home >> Perfil

Andrea Murta

Andrea Murta

Vasta experiência internacional em jornalismo, edição e pesquisa política, é Correspondente-colaboradora da Folha de S.Paulo em Washington DC. Antes de seguir para os Estados Unidos atuou na "Folha.com" nas editorias Brasil e Mundo.

Andrea Murta é mineira, tornou-se bacharel Jornalismo e Comunicações em 2004 na Universidade Federal de Minas Gerais (Ufmg), de Belo Horizonte (MG).  Também na Ufmg concluiu o curso de Comunicações e Mídia, em 2005. Intercalou a faculdade de Jornalismo com estudos em política internacional nos Estados Unidos e na Inglaterra. Com um mestrado em Democracia e Governo da Universidade de Georgetown, previsto para ser concluído em maio de 2013, trabalha como repórter e editora internacional e como pesquisadora profissional em Política, Mídia e Transições. As regiões de especialização incluem Brasil e ex-colônias portuguesas, particularmente Moçambique, Angola e Timor-Leste. Possui vasta experiência internacional em Jornalismo, edição de fortalecimento da mídia e pesquisa política.
 
Atua como jornalista desde 2002, tornou-se correspondente internacional em 2008 em Nova York (EUA) para a Folha de S.Paulo (SP), mais tarde tornou-se o correspondente do mesmo jornal em Washington (EUA). Depois de várias atribuições em países do Canadá para o Zimbábue, escreve hoje para publicações como a Folha de S.Paulo, Alfa (SP), Claudia (SP), Democracia e Sociedade, e outros.
 
De janeiro a julho 2004, atuou no Grupo Facilitador Civic Conceitos Internacional, da 7ª e 8ª Conferências de Liderança Internacional da Juventude. Ficou por sete meses em Praga (República Checa),
 
Como coordenadora de comunicação da VFazitto suas funções incluíam  o Projeto de Desenvolvimento Urbano Horizonte. Ficou lá de março a agosto 2005.
 
Ainda em Belo Horizonte, foi repórter online de Cultura Palácio das Artes, de agosto a maio 2006.
 
Entrou para a Folha de S.Paulo em 2006, como trainee. Foi redatora de Brasil e repórter de Mundo no jornal impresso e online antes de partir para Nova York como correspondente, durante a eleição de Barack Obama, em setembro de 2008. Ficou na função até junho de 2009. Foi editora-assistente na editoria Internacional a partir de março de 2010.  Até junho de 2011, foi interlocutora principal nos EUA, trabalhando em o bureau de Washington. Desse período em diante passou a trabalhar para o Grupo Folha como uma colaboradora. O momento era o dedicar-se ao mestrado em Ciência Política (Democracia e Governança) na Universidade de Georgetown.
 
Participou do projeto e implementação de seminários para ONGs rurais e urbanas em Moçambique, com foco no setor de fiscalização do governo pela Mecanismo de Apoio à Sociedade Civil Advocacia (Masc), de maio a agosto 2012.
 
Viajou a convite das ONGs Conectas Direitos Humanos e Open Society  cobrindo para a Folha em abril de 2008, onde fez reportagens sobre a atuação da  polícia do Zimbábue na prisão de jornalistas estrangeiros.
 
Também fez coberturas especiais no Canadá.
 
 
Atualizado em março/2013 – Portal dos Jornalistas
 
Fontes:

Fiat_Institucional
Arama
Curso para Jornalistas
Newswire
OPN Eventos
MT Viagens
Mais Premiados
Comunique-se
Doe Agora (Abrinq)