APOIO

PUBLICIDADE

Odebrecht
$('#fade').cycle();
6160

Home >> Perfil

Andrew Downie

Andrew Downie

É correspondente estrangeiro em São Paulo de várias publicações, como os jornais The Chronicle of Higher Education, The News York Times e a revista Time. Integra o Comitê Executivo da Associação dos Correspondentes Estrangeiros (ACE), com sede em São Paulo.

Andrew Downie nasceu na cidade de Edimburgo, capital da Escócia no Reino Unido. Repórter internacional trabalha como correspondente freelance estrangeiro no Brasil. Ele é o correspondente do Cone Sul para o The Chronicle of Higher Education. Também é colaborador regular do jornal The New York Times, da revista Time, da Monocle Magazine, do Christian Science Monitor e do The Daily Telegraph.
 
Após oito anos atuando no Rio de Janeiro, transferiu-se, em 2007, para a cidade de São Paulo. Antes, passou sete anos na Cidade do México, escrevendo principalmente para o Houston Chronicle, e dois anos no Haiti, trabalhando para a Reuters.
 
Mantém um blog, cujo objetivo é fazer comentários sobre as histórias que tem escrito sobre o Brasil. Considera que há muitas histórias a serem contadas sobre o País. Histórias inusitadas e divertidas fazem daqui, em sua opinião, um lugar único.

Andrew segue em 2016 escrevendo sobre o esporte para a Reuters. Também é representante CPJ em SP.

Em agosto de 2015 Andrew visitou Ribeirão Preto para seguir com as pesquisas sobre a vida do jogador Sócrates para a biografia em inglês do craque brasileiro. Em Ribeirão encontrou reportagens de quase quatro décadas, época em que o jogador e médico recém-formado [que lhe garantiu o apelido de “Doutor”] despontava como estrela do Botafogo. A obra será lançada pela editora norte-americana Simon & Schuster, em 2017. #GGTTH

Desde junho de 2015 quando Stijntje Blankendaal, jornalista holandesa, passou a ser a nova presidente da Associação dos Correspondentes Estrangeiros em SP, sucedendo a peruana Verónica Goyzueta, que dirigiu a ACE em vários períodos, desde 1998; Andrew Downie integra o Comitê Executivo da entidade. Os contatos com a ACE podem ser feitos pelo e-mail geral correspondentes@gmail.com ; e com a sua presidente Stijntje, pelo e-mail pessoal stijntjeblankendaal@gmail.com .

Em janeiro de 2016 o jornalista escocês publicou no jornal The Christian Science Monitor reportagem sobre a imagem dos jornais americanos que segundo ele está tão ruim que o correspondente, disse que “encantou-se com a credibilidade parcialmente recuperada pelos jornais brasileiros, segundo pesquisa recente do Ibope. A reportagem de Downie, publicada ontem em 17 de janeiro e disse que a prestação de serviços é um fator de prestígio dos veículos.

 

 

Atualizado em abril/2016 – Portal dos Jornalistas

http://www.acidadeon.com/ribeiraopreto/lazerecultura/idnoticia=1087123/lazerecultura_internaNOT.aspx

http://portalimprensa.com.br/noticias/brasil/47787/novo+programa+da+tv+cultura+da+voz+a+correspondentes+estrangeiros+sediados+em+sp

https://andrewdownie.wordpress.com/
 

Fiat_Institucional
Newswire
OPN Eventos
MT Viagens
Mais Premiados
Comunique-se
Doe Agora (Abrinq)