APOIO

PUBLICIDADE

Veiculação Prêmio CNHI WEBER SHANDWICK Odebrecht
$('#fade').cycle();
6160

Home >> Perfil

Angela Klinke

Angela Klinke

Conhecedora de importantes temas da atualidade, como Comportamento, Consumo, Mercado de Luxo e Negócios, passou do rádio para a mídia impressa e trabalhou em revistas e jornais. No jornal Valor Econômico, liderou a criação da editoria Eu&Consumo, da revista Estampa e da coluna diária Blue Chip, sobre tendências de consumo

Angela Klinke é jornalista formada pela Universidade Metodista de São Paulo (Umesp/SP), de São Bernardo do Campo, em 1989. Fez mestrado sobre Gestão de Marcas de Luxo na Fundação Armando Álvares Penteado (Faap/SP), em 2004. 

Iniciou sua carreira como radioescuta na rádio Jovem Pan, onde posteriormente se tornou repórter de trânsito. Teve duas passagens pela revista IstoÉ: como subeditora de Política e Comportamento e como repórter de Geral. Foi editora especial na revista Playboy, chefe da sucursal de Brasília e repórter especial da revista Caras, na qual também trabalhou em duas oportunidades. Na Caras, cobriu oito viagens internacionais do então presidente Fernando Henrique Cardoso, a seleção masculina de futebol nas Olimpíadas de Atlanta 1996 e a investigação da morte de PC Farias (1945-1996), em Maceió (AL).

Na revista Veja, foi subeditora de Comportamento, conquistou um Prêmio Abril com reportagem em equipe a respeito dos paraísos ecológicos do Brasil e foi finalista na categoria Economia, com uma matéria sobre o fim do emprego ("Estávamos então em 1994", disse ela para o livro Jornalistas Brasileiros, Quem é Quem no Jornalismo de Economia).

Em jornal, foi repórter de Negócios e de Geral em O Globo. No Valor Econômico, de 2000 a 2011, liderou a criação da editoria Eu&Consumo, da hoje extinta revista Estampa, e da coluna diária Blue Chip, sobre tendências de consumo. Foi finalista do Prêmio Esso de Criação Gráfica/Revista 2005, com Silas Botelho, Beto Nejme, Vanina Maia, Adi Leite, Helena Cortez e Felipe Reis, pela matéria Pêlos, por que tê-los?, publicada na revista Estampa.

Em março de 2011 deixou o jornal para um período sabático e para escrever o seu primeiro livro, Luxo e Crime (LeYa, 2012). Retornou ao Valor Econômico em abril de 2012, como colaboradora do caderno Eu&, onde escreve uma coluna quinzenal sobre Tendências e Negócios de Lifestyle, às quartas-feiras.

Klinke é casada com o jornalista Jorge Felix, que escreve na coluna Poder Econômico, no portal iG.


Atualizado em junho de 2012
Fonte:
Livro Jornalistas Brasileiros, Quem é Quem no Jornalismo de Economia (Mega Brasil Comunicação, 2005).

Fiat_Institucional
Arama
Curso para Jornalistas
Newswire
OPN Eventos
MT Viagens
Mais Premiados
Comunique-se
Doe Agora (Abrinq)