Anna Virginia Baloussier

    Anna Virginia Baloussier é formada em Jornalismo pela Universidade Federal do Rio de Janeiro, UFRJ, desde 2009. É bacharel também em Ciências Sociais Universidade de São Paulo, formada em 2013.

    Fez pós-graduação em Relações internacionais na School of International and Public Affairs (Sipa), da Universidade Columbia, em Nova York em 2014. Para chegar à Columbia, explica, “ganhei uma bolsa para fazer uma disciplina que tem os Brics (Brasil, China, Rússia, Índia e África do Sul) como tema”. O curso abriu a opção para outras três cadeiras. Uma delas com a religião como tema. “Após Columbia, tenho um plano (por ora, está mais para um rascunho num guardanapo de bar…) de escolher uma cidade-chave de cada Bric para estudar o avanço das igrejas evangélicas”, antecipou.

    Começou a trajetória no jornalismo em março de 2008 na editoria de Internacional do Jornal do Brasil. Ficou no JB por mais de um ano.

    De lá seguiu para mais um ano na revista Rolling Stone Brasil também na editoria de Internacional.

    Por seis meses foi trainee Trainee Folha de S.Paulo a partir de fevereiro de 2010, quando o jornal escolheu doze iniciantes para o semestre.

    Logo após ao período de treinamento integrou a equipe de repórteres da editoria de Poder da Folha de S.Paulo, que cobria a eleição vencida pelo presidente Dilma Rousseff e um dos repórteres responsáveis por investigar atos de corrupção do Congresso em 2010. Ficou na equipe por oito meses.

    A partir de fevereiro de 2011 passou a assinar artigos destinado a público de adolescentes publicada no caderno Folhateen.

    Seguindo na Folha de S.Paulo passou a repórter da Ilustrada. No caderno passou a escrever sobre política cultural, TV e cinema.

    Na coluna da Mônica Bergamo da Folha de S.Paulo foi repórter a partir de maio de 2012 focada principalmente em assuntos sobre política, religião e cultura.

    Teve uma breve passagem pela revista Trip, Trip Editora.

    E de volta à Folha de S.Paulo desde maio de 2013 permanece como editora-assistente da Revista da Folha. A partir de 2014 passou também a repórter da Ilustrada alocada na TV Folha.

    Assina o blog A Tangerina e segundo o subtítulo com o bom, o mal e o bagaço da cultura, desde junho de 2008.

    No blog Religiosamente desde 2013 traz notícias, bastidores e curiosidades do mundo religioso.

    “Há uma demanda pouco atendida de matérias religiosas”, diz autora de novo blog da “Folha”. Três vezes por semana está ali “um pouco de tudo: dos bilhões que o setor movimenta no mercado de negócios às pequenas histórias que somam, subtraem, multiplicam e dividem nosso incalculável estoque de fé”, definiu a profissional na entrevista ao Portal Imprensa em novembro de 2013.

    Anna foi anunciada no final de janeiro de 2016 como a nova correspondente-bolsista da Folha de S.Paulo em Nova York. Deverá ficar por lá no período entre 25 de março a setembro. Ela concorreu com outros 11 candidatos e substituirá Thais Bilenky, no posto desde junho do ano passado.

     

     

    Atualizado em Janeiro/2016 – Portal dos Jornalistas

    Fontes:

    Jornalistas&Cia – Edição 1.035

    http://www.portalimprensa.com.br/noticias/brasil/62249/ha+uma+demanda+pouco+atendida+de+materias+religiosas+diz+autora+de+novo+blog+da+folha

    http://religiosamente.blogfolha.uol.com.br/perfil/

    https://twitter.com/annavirginia

    https://br.linkedin.com/in/anna-virginia-balloussier-28b1bb61

    https://atangerina3.wordpress.com/