Antônio Carlos Garcia

    Antônio Carlos da Costa Garcia Santos, assina suas reportagens apenas como Antônio Carlos Garcia. Nasceu em Feira de Santana, (BA) no dia 24 de maio de 1964. Está radicado em Aracaju, Sergipe, há 23 anos.

    É bacharel em Jornalismo pela Universidade Tiradentes, em Aracaju, e pós-graduado em Democracia e Segurança Pública, pela Universidade Federal de Sergipe (UFS), ao final será especialista em segurança pública. Também concluiu os cursos de Oficina de Webjornalismo promovido pela Revista Imprensa e UOL, na Universidade Tiradentes, em Aracaju, e Seminário sobre Economia & Turismo para Jornalistas, promovido pela Escola Brasileira de Administração Pública e de Empresas da Fundação Getúlio Vargas, em Aracaju.

    Iniciou a carreira na década de 80, em Feira de Santana, na Bahia, e na década de 90 já em Aracaju, concluiu o curso de Jornalismo. Trabalhou durante cerca de quatros na Gazeta Mercantil, como correspondente em Aracaju.

    Durante a trajetória passou pelas redações dos jornais A Tarde, Correio da Bahia e Tribuna da Bahia. Em Sergipe, trabalhou na TV Sergipe, afiliada da Globo.

    Entre os prêmios de Jornalismo conquistou o Primeiro lugar na categoria Informação Cultural, do III Prêmio Banco do Brasil de Jornalismo, com a reportagem O Segundo Resgate.

    Entre as muitas matérias que escreveu e foram publicadas no site do Estadão, a mais recente e polêmica, é sobre um escritor sergipano que defende a tese de que Lampião, o Rei do Cangaço, era gay. Ele escreveu um livro sobre isso e depois de três anos na Justiça, pois a família de Lampião não queria o lançamento do livro Lampião, o Mata Sete. O livro foi liberado. O caso ainda vai adiante, porque a família de Lampião vai recorrer ao STF.

    Antônio Carlos é repórter do Jornal da Cidade e correspondente do jornal O Estado de São Paulo.

    É dele a reportagem sobre a menina de 12 anos de São Cristóvão, região metropolitana de Aracaju, que foi trocada por uma vaca, publicada pelo Estadão em março de 2014.

    Mantém o site tocorrendo.com, especializado em corrida de rua, com os jornalistas Viviane Cavalcante e o repórter-fotográfico, César de Oliveira – todos eles corredores. O site foi lançado em agosto de 2014 é especializado em cobertura fotográfica e jornalística com foco em corrida de rua, abrangendo também diversos esportes praticados em Sergipe.

    Atualmente é editor do Portal Só Sergipe (www.sosergipe.com.br) e atua como assessor de imprensa da Secretaria de Estado da Justiça e Defesa do Consumidor (Sejuc) e também da Associação Norte Sergipana de Aquicultura (Ansa).

    Atualizado em janeiro/2018 – Portal dos Jornalistas

    Fontes:

    www.estadao.com.br

    http://sao-paulo.estadao.com.br/noticias/geral,menina-e-trocada-por-vaca-em-aracaju-imp-,1138426

    http://katiasantana.com.br/sergipe-ganha-site-especializado-sobre-corrida-de-rua-e-triatlon/

    www.tocorrendo.com

    http://www.tocorrendo.com/index.php?sa=84&lay=N&tit=Home&

    [email protected]