APOIO

PUBLICIDADE

Odebrecht
$('#fade').cycle();
6160

Home >> Perfil

Antônio Melane

Antônio Melane

Apaixonado por futebol, passou grande parte da sua carreira cobrindo o dia-a-dia do setor. Foi agraciado com dois Prêmios Fiat Allis e dois prêmios Itaú de Jornalismo. Cobriu vários campeonatos brasileiros, Copas do Mundo, Torneios e Panamericanos, além de várias Fórmulas 1 pelo mundo inteiro.

Antônio Carlos Melane Neves nasceu em Belo Horizonte, Minas Gerais, em 25 de maio de 1949.

Apaixonado por futebol, passou grande parte da sua carreira cobrindo o dia-a-dia do setor.

Iniciou sua carreira em 1968, como repórter do caderno de Esportes do Jornal Diário da Tarde. Em 1975, foi transferido para o Jornal Estado de Minas, também do Grupo Diários Associados, onde permaneceu na função de repórter, cobrindo mais os esportes especializados. Nessa época, também atuou como redator na Rádio Capital.

Entre 1980 e 1990, conciliava seu trabalho no jornal Estado de Minas, com o de assessor de imprensa em várias instituições e órgãos públicos, tais quais, o Centro Universitário Newton Paiva, Minas Tênis Clube, Secretaria Municipal do Trabalho, Secretaria do Governo de Minas Gerais e Loteria Mineira.

Em 1990, passou a se dedicar exclusivamente ao jornal, onde permanece há mais de 35 anos e atua, hoje, como repórter setorista do Cruzeiro Esporte Clube.

Já trabalhou em diversas coberturas de eventos esportivos, como campeonatos, competições, treinos, contratações, etc. Dentre as que marcaram a carreira, destacam-se: a decisão do campeonato brasileiro de 1974, no Estádio Governador Magalhães Pinto (Mineirão), em que o Cruzeiro perdeu a chance de ganhar o título em dois jogos contra o Vasco; a final do campeonato brasileiro de 1980, no Maracanã, em que o Atlético Mineiro foi derrotado pelo Flamengo. Um jogo marcante, com  o maior público  da história do estádio; a Copa do Mundo de 1970, no México; os Jogos Panamericanos de 1987, em Indianápolis, em que o Brasil conseguiu uma vitória histórica sobre os Estados Unidos; sem contar as incontáveis coberturas de Fórmula 1 pelo mundo inteiro.

Melane já foi considerado um dos jornalistas mais premiados de Minas Gerais. Já conquistou duas vezes o prêmio Fiat Allis, o primeiro, em 1983, com a matéria “Automóvel, um brinquedo mágico para crianças de todas as idades”, e, o segundo, em 1985, com a matéria sobre a história da Packard, extinta companhia de automóveis americana. Também ganhou dois Prêmios Itaú de Jornalismo, um com uma matéria sobre a história do tênis mineiro, e outro, com uma reportagem sobre os “Ball Boys”, ou boleiros (meninos que ficam na beira da quadra pegando a bola para os tenistas).

Desde outubro de 2008, mantém o Blog do Melane, um espaço onde escreve sobre assuntos diversos. “Em especial a bola rolando no futebol, uma cortada no vôlei, uma cesta no basquete. Tudo o que é esporte e a luta pela vitória”, como o próprio jornalista define.

Atualizado em 15 de fevereiro de 2012 - Portal dos Jornalistas/MG

(http://www.dzai.com.br/blogantoniomelane/blog/blogdomelane

Fonte: Informações fornecidas pelo próprio jornalista.

Fiat_Institucional
Newswire
OPN Eventos
MT Viagens
Mais Premiados
Comunique-se
Doe Agora (Abrinq)