APOIO

PUBLICIDADE

Veiculação Prêmio CNHI WEBER SHANDWICK Odebrecht
$('#fade').cycle();
6160

Home >> Perfil

Antonio Prata

Antonio Prata

Colunista, escreve aos domingos para o caderno Cotidiano da Folha de S.Paulo e assina uma coluna na Folha online; é escritor, publicou livros de contos e crônicas, entre eles 'Meio Intelectual, Meio de Esquerda'. Ficou entre os 10 finalistas no Prêmio Jabuti’2013, com o título ‘Felizes quase sempre’. Foi eleito em 2015 entre os 'TOP 100' dos '+Admirados Jornalistas Brasileiros'. Votação realizada por Jornalistas&Cia em parceria com a Maxpress.

Antonio Prata nasceu em São Paulo em 24 de agosto de 1977, cursou Filosofia (na USP), Cinema (FAAP) e Ciências Sociais (PUC-SP), mas não chegou a concluir nenhuma das faculdades.

É roteirista contratado pela Rede Globo, onde colaborou na novela Avenida-Brasil, de João Emanuel Carneiro. Escreveu crônicas para a revista Capricho entre 2001 e 2008 e também para o jornal O Estado de São Paulo, entre 2003 e 2009.

Foi um dos 16 participantes do projeto Amores Expressos, passando um mês em Xangai para escrever um romance, até 2014 não publicado.

Em novembro de 2013, publicou o livro de crônicas semi-memorialísticas Nu, de botas, pela editora Companhia das Letras. No livro de crônicas, mistura memória e ficção e, lembra uma novela fragmentada, onde cada “conto” funciona como um capítulo. E já no primeiro, Gênesis, entendemos que Prata vê a meninice como um paraíso perdido. Fatos interessantes fazem o entorno desse livro: em 1994, Mario Prata (pai do autor e também escritor) publicou no jornal O Estado de S.Paulo a crônica Filho é bom, mas dura muito. Na época, Antonio era ainda adolescente. Ao lançar o livro, Antonio, escolheu a epígrafe, retirada de Murilo Mendes: “Nascer é muito comprido”. Mostra que é prata da casa.

Antonio, segundo se auto-define: "É escritor, agnóstico, corintiano, míope, meio intelectual, meio de esquerda". Tem entre os livros publicados: Cabras, Caderno de Viagem, com Paulo Werneck, Chico Matoso e Zé Vicente da Veiga; Douglas e outras histórias, As pernas da tia Corália, Estive pensando, O inferno atrás da pia, Adulterado e Meio Intelectual, Meio de Esquerda (Ed. 34)

O livro Felizes quase sempre (editora 34) foi indicado pelo comitê organizador do Jabuti setembro de 2013 entre os dez finalistas da categoria, que incluiu mais de 30 jornalistas.

Sobre o livro Douglas e Outras Histórias e demais textos de Antonio Prata, o escritor Fernando Morais, escreveu o seguinte comentário:  "Seria um livro de contos? De ensaios? De reflexões sobre o mundo? Não sei dizer. O que eu sei é que é um dos mais espirituosos e divertidos livros que li nos últimos tempos. Não me pejo, assim, de (mais uma vez?) valer-me da fantasia de Ruy Castro: aconselho-os a acompanhar a carreira do jovem escritor Antonio Prata. Ele tem espantoso futuro. Continuem lendo e observando-o". E termina:"Pela qualidade do texto, fica dispensado o teste do DNA: Antonio é mesmo filho de Marta Góes e de Mario Prata".

Antonio Prata é colunista da Folha.uol e também está no caderno Cotidiano da Folha de S.Paulo, onde escreve aos domingos.

Participou da criação de vários blogs, no Blogger esteve desde abril de 2007, e deixou lá um recadinho: “Caros, este blog está desativado desde 2007. Meu blog atual é o http://antonioprata.folha.blog.uol.com.br”.

Veja, na ‘Linha do Tempo’ a lista de alguns dos livros que assinou, organizou ou participou. Na ‘Galeria’ estão algumas das capas dos livros dele. As duas bandas informativas fazem parte deste perfil.

Em 2015 segue na Folha de S.Paulo, escreve aos domingos crônicas que emprestam aos fatos do dia a dia – assuntos da vida miúda - ângulos novos e novo olhar.

Foi eleito em 2015 entre os 'TOP 100' dos '+Admirados Jornalistas Brasileiros'. Votação realizada por Jornalistas&Cia em parceria com a Maxpress.

 

Atualizado em dezembro/2015 – Portal dos Jornalistas

Fontes:

Jornalistas&Cia - Edição 1028

http://www1.folha.uol.com.br/colunas/antonioprata/

http://www.estadao.com.br/arquivo/arteelazer/2003/not20031208p582.htm

https://www.blogger.com/profile/06721714764227570746

http://pt.wikipedia.org/wiki/Antonio_Prata

https://praler.wordpress.com/tag/antonio-prata/

Fiat_Institucional
Arama
Curso para Jornalistas
Newswire
OPN Eventos
MT Viagens
Mais Premiados
Comunique-se
Doe Agora (Abrinq)