APOIO

PUBLICIDADE

Veiculação Prêmio CNHI WEBER SHANDWICK Odebrecht
$('#fade').cycle();
6160

Home >> Perfil

Ari Júnior

Ari Júnior

Considerado um dos maiores cinegrafistas do País, integrava a equipe do programa Planeta Extremo, da TV Globo. Fez imagens também para a TV Serra Dourada e a TV Anhanguera.

(Goiânia/GO, de 8 de agosto de 1968 – La Unión/Colômbia, 29 de novembro de 2016)
 
Ari Ferreira de Araújo Júnior nasceu em Goiânia (GO), no dia 8 de agosto de 1968.
 
Trabalhava, em 1991, na portaria da TV Serra Dourada, afiliada do SBT em Goiânia (GO), quando surgiu o interesse e os primeiros passos pela Cinegrafia. Foi testado como auxiliar de edição de videoteipes em 1992 e no ano seguinte passou a cinegrafista. Conquistou um prêmio da Associação Goiana de Imprensa.
 
Ganhou destaque trabalhando como repórter cinegrafista na TV Anhanguera (GO), afiliada da Globo, de fevereiro de 1996 a novembro de 1997, principalmente pelas imagens marcantes que capturou durante reportagem sobre a Caminhada Ecológica entre Aruanã e Goiânia, às margens do Rio Araguaia, feitas em 1996.
 
Ainda em 1997 foi para São Paulo (SP) trabalhar na TV Globo, fazendo coberturas esportivas quando não estava em viagens para gravar reportagens por todo o País. Em 2012, transferiu-se para o Rio de Janeiro (RJ), ainda pela TV Globo, integrando-se à equipe do programa Planeta Extremo. São dele as imagens do Nepal após o terremoto que matou milhares de pessoas em abril de 2015, que acabaram correndo o mundo. Fez imagens também para a SporTV.
 
Gostava de fazer cursos de aprimoramento técnico, procurando sempre utilizar os equipamentos mais avançados de captação de imagens.
 
Estava no voo que levava os jogadores da Associação Chapecoense de Futebol a Medellín (Colômbia) – onde a equipe catarinense disputaria o jogo de ida da final da Copa Sul-Americana contra o Club Atlético Nacional –, que caiu na madrugada de 29 de novembro de 2016 próximo ao aeroporto internacional da cidade, matando 71 pessoas, entre elas o cinegrafista.
 
Era torcedor fanático do Goiás Esporte Clube e devoto do Divino Pai Eterno, bastante cultuado em Trindade (GO), onde fica localizada a basílica e o santuário que lhe são dedicados. Seu filho Thalisson Araújo é estagiário de Jornalismo da TV Serra Dourada. 
 
 
Atualizado em novembro de 2016
 
Fontes:

Fiat_Institucional
Arama
Curso para Jornalistas
Newswire
OPN Eventos
MT Viagens
Mais Premiados
Comunique-se
Doe Agora (Abrinq)