APOIO

PUBLICIDADE

Odebrecht
$('#fade').cycle();
6160

Home >> Perfil

Arthur Dapieve

Arthur Dapieve

Escritor, jornalista da área de cultura e crítico musical brasileiro, assina uma coluna semanal no jornal O Globo. Antes, trabalhou em veículos como Jornal do Brasil onde foi repórter, redator, subeditor e editor. Trabalhou na revista Veja Rio, no site 'Nomínimo' e no jornal O Globo, como editor. Apresentou o programa de humor 'Sem controle', no canal GNT. É autor de uma extensa obra literária, que inclui entre as obras de não-ficção um perfil de Renato Russo. Na rádio Batuta apresenta o programa 'Clássico'.

Arthur Dapieve nasceu no Rio de Janeiro, 1963, é Mestre em Comunicação Social. É professor de jornalismo da PUC-Rio.

Desde 1993, assina uma coluna semanal no jornal O Globo. Antes, trabalhou em veículos como Jornal do Brasil onde foi repórter, redator, subeditor e editor do Jornal do Brasil, nos Caderno de Idéias e B.

Trabalhou na revista Veja Rio, no site Nomínimo e no jornal O Globo, como editor. Frequentemente, atua como comentarista de música e futebol – duas de suas especialidades – em programas de TV. Junto com Marcelo Madureira, apresentou o programa de humor Sem controle, no canal GNT.

A estreia como escritor foi em 2004, com De cada amor tu herdarás só o cinismo. O romance conta a história de um publicitário quarentão que se apaixona pela estagiária. O caso arrebatador, embalado por muito rock’n roll, aos poucos se transforma num melancólico conto de amor.

No segundo romance, Black music, de 2009, um sequestro aproxima um menino americano, um traficante de 17 anos e uma de suas namoradas. Dessa relação alimentada por sexo, música (jazz, rap e funk), violência e sonhos ameaçados, emerge um lirismo contundente.

Dapieve mistura humor e erudição à uma pegada pop. Entre suas obras estão: uma compilação de crônicas, um livro de referência sobre o rock brasileiro dos anos 80 e um ensaio sobre o suicídio, além da biografia Renato Russo - O Trovador Solitário, em 1999, que foi baseada em fitas com entrevistas do compositor e cantor.

Por que Nós, Brasileiros, Dizemos Não À Guerra, lançado pela editora Planeta do Brasil, Arthur conseguiu como resultado mais do que um livro contra a violência, mas obra-manifesto pela paz. De acordo com o que explica “a verdade é sempre a primeira vítima numa guerra”. “Estes textos, remata, servem para, em meio aos conflitos, resguardar a inteligência e a capacidade de pensar criticamente”.

O livro Valores para Viver, lançado pela editora Guarda-chuva, em 2005, é uma coletânea de crônicas organizada por Maria Isabel Borja e Márcio Vassallo. Traz reflexões e contos inspiradores de grandes escritores brasileiros, falando de dez grandes valores: gratidão, delicadeza, amor, fé, coragem, humildade, honestidade, perseverança e lealdade. No time de autores do mais alto nível estão Lygia Fagundes Telles, Lya Luft, Carlos Drummond de Andrade, Érico Verissimo, Marina Colasanti, Arthur Dapieve e outros grandes representantes da literatura brasileira.

No livro Conversa sobre o tempo Arthur Dapieve é o mediador da conversa que procura ser reveladora e divertida entre os dois escritores Zuenir ventura e Luís Fernando, que falam de família, amizade, paixões, política e morte: Verissimo. Foi publicado em 2010 pela editora Agir.

A obra sobre o Rio de Janeiro Da janela vê-se o redentor, que Dapieve fez em coautoria com Pedro da cunha Menezes, trouxe 40 fotografias do Cristo Redentor tomadas de ângulos inusitados que mostram como o monumento está presente no cotidiano do carioca. Os cliques são do fotógrafo Zeca Linhares. O livro foi lançado em 2001 pela editora Casa da Palavra, nos idiomas português e inglês.

Veja, na ‘Linha do Tempo a lista de alguns dos livros que assinou, organizou ou participou. Na ‘Galeria’ estão algumas das capas dos livros dele. As duas bandas informativas fazem parte deste perfil.

Em 2014, Arthur Dapieve segue escrevendo para o jornal O Globo. Os artigos assinados por ele, entre os quais o As Casas de Freud, também são publicadas no portal g1.

No rádio, apresenta uma edição mensal com o programa CLÁSSICO, uma série da rádio Batuta, a rádio de internet do Instituto Moreira Salles (IMS). Os programas ficam armazenados, podendo acessar a qualquer momento, no link acima. 

 

 

Atualizado em junho/2015 – Portal dos Jornalistas

Fontes:

www.radiobatuta.com.br

https://twitter.com/arthurdapieve

http://www.agenciariff.com.br/site/AutorCliente/Autor/16

http://oglobo.globo.com/cultura/arthur-dapieve/

http://etudeslusophonesparis4.blogspot.com.br/2012/06/um-dedo-de-prosa-com-arthur-dapieve.html

http://oglobo.globo.com/cultura/as-casas-de-freud-11665726

Fiat_Institucional
Newswire
OPN Eventos
MT Viagens
Mais Premiados
Comunique-se
Doe Agora (Abrinq)