APOIO

PUBLICIDADE

Odebrecht
$('#fade').cycle();
6160

Home >> Perfil

Beatriz Buarque

Beatriz Buarque

Produtora sênior do programa de notícias 'Bom Dia Brasil', Rede Globo. Antes trabalhou pela GloboNews. Como editora conquistou o Prêmio Imprensa Embratel, 2008, com a série: 1808 - A corte no Brasil.

Beatriz Lopes Buarque nasceu em Duque de Caxias/RJ, em 13 de novembro de 1985. É bacharel em Jornalismo pela Universidade Federal do Rio de Janeiro, desde 2008.  Possui graduação em Ciências Econômicas, pela Faculdade de Economia, da Universidade Federal Fluminense – UFF, Niterói/RJ, 2012.

Como bolsista CNPq - Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico – participou do desenvolvimento do tema O circuito cultural do samba e choro na Lapa: novas perspectivas da indústria fonográfica. É diplomada pela Universidade de Cambridge/ Inglaterra (Work Experience), diplomada pela Universidad de Salamanca/ Espanha e ainda formada pelo curso Juventude pela Paz, da ONU.

Começou como estagiária da Globonews, passando pela produção e edição de importantes programas como Sarau, Arquivo N, Globonews Especial, Cidades e Soluções. Também atuou como editora nos jornais exibidos pelo canal, com destaque para o Globonews Em Pauta.

No canal 24 horas da Globo, o Globonews, por mais de cinco anos foi produtora e editora da Globonews, de agosto de 2007 a julho de 2012, no Rio. Ali fez parte da equipe de produção e edição dos programas acima, além de programas especiais, como Michael Jackson e Vinicius de Moraes, Arquivo N, e Globonews Especial. 

Na trajetória no jornalismo da Rede Globo fez parte de algumas grandes coberturas da emissora, como a Rio +20, carnaval e Dia Mundial da Juventude. Produziu algumas histórias especiais, tais como, Os anos setenta (uma série sobre quatro cantores de 70 anos: Gilberto Gil, Caetano Veloso, Milton Nascimento e Paulinho da Viola.

Como editora, foi vitoriosa com a equipe, do Prêmio Imprensa Embratel, em 2008, na categoria Reportagem Cultural. A série escolhida pelo prêmio foi 1808 - A corte no Brasil, com as repórteres Sandra Moreyra e Mônica Sanches da Globo News. A série foi produzida em quatro países, relembrou os 200 anos da vinda da corte portuguesa ao Brasil e suas consequências para a então colônia, reconstituindo a fuga da Família Real com a ajuda dos ingleses, diante da ameaça de invasão de Portugal pelas tropas de Napoleão, e mostrou as dificuldades da dura travessia, que durou quase quatro meses, até a chegada ao Brasil, em 7 de março de 1808, no Rio de Janeiro. O episódio histórico mudou para sempre a história do Brasil.

Segue como produtora sênior o programa de notícias Bom Dia Brasil, na Rede Globo, onde atua desde julho de 2012.

 

 

Atualizado em fevereiro/2014 – Portal dos Jornalistas

Fontes:

http://br.linkedin.com/pub/beatriz-buarque/6a/511/17

Fiat_Institucional
Newswire
OPN Eventos
MT Viagens
Mais Premiados
Comunique-se
Doe Agora (Abrinq)