APOIO

PUBLICIDADE

Odebrecht
$('#fade').cycle();
6160

Home >> Perfil

Benno Kist

Benno Kist

Especialista em agronegócio é editor do Anuário Brasileiro do Arroz, da Editora Gazeta em Sta Cruz do Sul /RS.

Benno Bernardo Kist nasceu em Santa Cruz do Sul, em 16 de agosto de 1955, na localidade de Monte Alverne, é formado em Direito, passou a se dedicar ao jornalismo ao ingressar na equipe do jornal Gazeta do Sul.

Como vereador em Santa Cruz/RS foi eleito em quatro legislaturas, pelo partido Progressista PP/RS, foi secretário da Agricultura, e ainda assessor de comunicação de deputados.

Integra a equipe da Editora Gazeta, na elaboração dos anuários de agronegócio.

Em outubro de 2012 lançou o livro Terra e esperança: 160 anos de imigração Kist no Brasil um romance histórico, que registra a saga de uma família alemã, narra a jornada e homenageia os primeiros imigrantes de sua família, os Kist, a chegarem ao Sul do Brasil há 160 anos. O livro também serve de referência para todos os interessados em conhecer melhor as circunstâncias da imigração alemã para o Brasil.

O livro foi lançado em Vila Sírio, no município de Santo Cristo, no Noroeste gaúcho, no último dia da 28ª Oktoberfest/2012. O autor salienta a decisão de um grupo de pessoas de deixar para trás a realidade da Alemanha, em meados do século XIX. Num passo seguinte, detalha a chegada à nova terra, a lenta e sólida construção de uma nova vida no distante e desconhecido Sul do Brasil e contextualiza o momento social, econômico e político que emoldurou a corrida de europeus rumo a novos horizontes nos primórdios da migração.

O cenário original é a localidade de Mutterschied, no Sudoeste do atual território alemão. É de lá que partem, entre 1852 e 1856, os irmãos Adam e Matthias Kist, para se instalar na região do atual Vale do Rio Pardo, entre Venâncio Aires, Santa Cruz e Vera Cruz, esses primeiros membros, ao lado de tantos outros imigrantes, deram sequência, no novo mundo, ao enredo da família.

Sobre o jornalismo voltado ao agronegócio que desenvolve Kist diz: "Já com um bom tempo de atividade jornalística e presente desde o início da Editora, tem sido possível exercitar a comunicação prazerosa das coisas boas que acontecem, em especial na agricultura brasileira. Na Gazeta Rural. Falar do bom só faz bem. É o que quero continuar fazendo e bem feito, para uma boa leitura de todos”.

 

 

Atualizado em maio/2013 – Portal dos Jornalistas

Fontes:

www.gaz.com.br/gazetadosul/noticia/374259-com_kist_o_mundo

http://www.gaz.com.br/blogs/editoragazeta/posts/3853-o_nosso_dia.html

http://webcache.googleusercontent.com/search?q=cache

http://www.gaz.com.br/gazetadosul/noticia/403522-editora_gazeta_lanca_anuario_brasileiro_do_arroz_2013/edicao:2013-05-08.html

http://www.gaz.com.br/blogs/editoragazeta/posts/3853-o_nosso_dia.html

Fiat_Institucional
Newswire
OPN Eventos
MT Viagens
Mais Premiados
Comunique-se
Doe Agora (Abrinq)